Apesar do óleo diesel ser potente e comum, ele possui alguns cuidados ao ser manipulado para evitar que afete a qualidade ou o desenvolvimento de borras. O diesel parado nos reservatórios de veículos, maquinários ou até mesmo geradores, além de ficar inservível para uso, pode danificar peças dos equipamentos. Continue a leitura e saiba mais.
ÓLEO DIESEL PODE ESTRAGAR?
O diesel tem alta durabilidade e não possui validade, sendo uma das principais fontes de lucro dos negócios que trabalham com veículos, máquinas e equipamentos. Entretanto, há uma média estipulada que mede a perda de propriedades do óleo, prejudicando a performance ou formação de borra.
O diesel S10, o mais comercializado atualmente, tem estimativa de dois meses – por conta do biodiesel na mistura. Enquanto o S500, a certificação de qualidade é para até quatro meses.
Alguns fatores influenciam diretamente no tempo de validade, podendo aumentar ou diminuir a expectativa, como:
- local de armazenamento;
- condições climáticas da região;
- qualidade do produto;
- cuidado com o manuseio;
- formas de uso.
RISCOS E CONSEQUÊNCIAS DO DIESEL PARADO
Como citado anteriormente, são vários os fatores que influenciam para o deterioramento do diesel. Exposições ao sol, chuva e poeira também podem afetar o combustível ao longo do tempo.
Quando não há a possibilidade de realizar testes para confirmar a qualidade do diesel, é preciso atentar-se à coloração. Este será um bom termômetro para identificar a oxidação e surgimento de borras, em caso do diesel em tanque parado:
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- Oxidação – o diesel quando estocado a tempo superior da certificação de qualidade, pode deteriorar-se e oxidar no tanque, podendo obstruir os filtros e injetores. É importante evitar materiais à base de bronze, cobre, chumbo, titânio e zinco;
- Formação de água – a umidade do ar pode causar a formação de água no tanque devido à condensação. Essa reação acontece naturalmente, mas é afetada pelas condições climáticas, por isso, é importante estar atento à limpeza e manutenção;
- Congelamento – nas regiões mais frias ou em determinadas épocas do ano, o diesel pode congelar, principalmente em equipamentos parados. Entupimento dos dutos, problemas na bomba, válvulas, bicos injetores, perda de potência, entre outros problemas podem surgir.
O QUE FAZER ANTES DE PARAR OS VEÍCULOS OU MAQUINÁRIOS
Se os veículos e equipamentos são utilizados periodicamente, é recomendado fazer uma limpeza antes de deixá-los parados. Na parte interna, é importante eliminar resíduos e sujeira que poderiam ocasionar o aparecimento de fungos e bactérias.
ARMAZENAGEM ADEQUADA
O biodiesel é compatível com aço inoxidável e com alumínio. Os tanques utilizados para armazenagem devem estar em local limpo, seco e protegido da luz e temperaturas extremas, além de cumprir com a legislação vigente para subterrâneos ou aéreos.
Além de fornecer diesel direto no consumidor, a Combuluz também realiza a instalação de tanque em comodato. Após vistoria e visita técnica, realizamos a instalação dos tanques e bombas nas dependências do cliente de acordo com as normas legais vigentes, orientando os usuários quanto a segurança e o correto manuseio dos produtos, compondo verdadeiras bases de abastecimento avançados.
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