Central de atendimento

Os riscos do diesel parado para veículos e equipamentos

Apesar do óleo diesel ser potente e comum, ele possui alguns cuidados ao ser manipulado para evitar que afete a qualidade ou o desenvolvimento de borras.  O diesel parado nos reservatórios de veículos, maquinários ou até mesmo geradores, além de ficar inservível para uso, pode danificar peças dos equipamentos. Continue a leitura e saiba mais. 

 

ÓLEO DIESEL PODE ESTRAGAR? 

O diesel tem alta durabilidade e não possui validade, sendo uma das principais fontes de lucro dos negócios que trabalham com veículos, máquinas e equipamentos. Entretanto, há uma média estipulada que mede a perda de propriedades do óleo, prejudicando a performance ou formação de borra. 

O diesel S10, o mais comercializado atualmente, tem estimativa de dois meses – por conta do biodiesel na mistura. Enquanto o S500, a certificação de qualidade é para até quatro meses. 

Alguns fatores influenciam diretamente no tempo de validade, podendo aumentar ou diminuir a expectativa, como: 

  • local de armazenamento;
  • condições climáticas da região; 
  • qualidade do produto;
  • cuidado com o manuseio; 
  • formas de uso. 

 

RISCOS E CONSEQUÊNCIAS DO DIESEL PARADO 

Como citado anteriormente, são vários os fatores que influenciam para o deterioramento do diesel. Exposições ao sol, chuva e poeira também podem afetar o combustível ao longo do tempo. 

Quando não há a possibilidade de realizar testes para confirmar a qualidade do diesel, é preciso atentar-se à coloração. Este será um bom termômetro para identificar a oxidação e surgimento de borras, em caso do diesel em tanque parado: 

    • Oxidação –  o diesel quando estocado a tempo superior da certificação de qualidade, pode deteriorar-se e oxidar no tanque, podendo obstruir os filtros e injetores. É importante evitar materiais à base de bronze, cobre, chumbo, titânio e zinco;
    • Formação de água – a umidade do ar pode causar a formação de água no tanque devido à condensação. Essa reação acontece naturalmente, mas é afetada pelas condições climáticas, por isso, é importante estar atento à limpeza e manutenção;
    • Congelamento – nas regiões mais frias ou em determinadas épocas do ano, o diesel pode congelar, principalmente em equipamentos parados. Entupimento dos dutos, problemas na bomba, válvulas, bicos injetores, perda de potência, entre outros problemas podem surgir. 
O QUE FAZER ANTES DE PARAR OS VEÍCULOS OU MAQUINÁRIOS 

Se os veículos e equipamentos são utilizados periodicamente, é recomendado fazer uma limpeza antes de deixá-los parados. Na parte interna, é importante eliminar resíduos e sujeira que poderiam ocasionar o aparecimento de fungos e bactérias. 

 

ARMAZENAGEM ADEQUADA 

O biodiesel é compatível com aço inoxidável e com alumínio. Os tanques utilizados para armazenagem devem estar em local limpo, seco e protegido da luz e temperaturas extremas, além de cumprir com a legislação vigente para subterrâneos ou aéreos. 

Além de fornecer diesel direto no consumidor, a Combuluz também realiza a instalação de tanque em comodato. Após vistoria e visita técnica, realizamos a instalação dos tanques e bombas nas dependências do cliente de acordo com as normas legais vigentes, orientando os usuários quanto a segurança e o correto manuseio dos produtos, compondo verdadeiras bases de abastecimento avançados.

Quer saber mais detalhes ou solicitar um orçamento? Entre em contato com nossos especialistas agora! 

 

Veja outros assuntos relacionados ao tema:

Outros Artigos do Blog