O transporte de qualquer tipo de combustível ou material inflamável deve ser feito de maneira muito profissional, pois, possíveis falhas podem ser responsáveis por acidentes graves.
Nós, da Combuluz, nos preocupamos muito com a segurança dos nossos funcionários e da sociedade em geral, por isso, adotamos métodos de transporte totalmente seguros. Isso se reflete em nossos 65 anos de história no mercado.
Segurança nos processos
Quando o assunto é transporte de óleo diesel, um dos pontos mais importantes é como o combustível estará armazenado no transporte.
A legislação é bastante rigorosa com o transporte de combustíveis, sendo que a realização dessa atividade em veículos e embalagens irregulares pode ser considerado, além de infração de trânsito, um crime ambiental.
O veículo de transporte deve ser específico para carregar esse tipo de substâncias. Não se pode utilizar qualquer caminhão, muito menos um veículo que não seja específico para transportes de produtos perigosos, como um carro de passeio.
O veículo para o transporte de produtos perigosos
O veículo de transporte deve ser específico para carregar esses tipos de substâncias. Não se pode utilizar qualquer caminhão, muito menos um veículo que não seja específico para este fim, como um carro de passeio. Listamos abaixo as características necessárias para o transporte de produtos perigosos.
– Os veículos para o transporte de produtos perigosos devem ser “de carga” ou misto;
– A volumetria dos compartimentos do tanque de transporte do produto deve ser aferida por uma instituição acreditada pelo Inmetro;
– Os veículos devem ser inspecionados para a emissão do CIV – Certificado de Inspeção do Veículo e CIPP – Certificado para o Transporte de Produtos Perigosos;
– Dependendo da localidade em que o caminhão trafega, é preciso emitir licenças municipais, como a Licença Especial de Trânsito para Produtos Perigosos (LETPP) na cidade de São Paulo;
– O caminhão deve ter plugue para aterramento e ligação de tanque e chassis, para evitar explosões causadas por energia estática;
– O veículo deve estar com os produtos transportados corretamente identificado pelas placas de Rótulo de Risco e Painel de segurança;
Além disso, o veículo deve apresentar ótimo estado de conservação, com todos os seus dispositivos em perfeito funcionamento, como faróis, lanternas, limpadores de para-brisas, freios, entre outros.
Equipamentos de segurança e situações de emergência
Para garantir a segurança do motorista, de outros veículos na via e em todo o entorno do local trafegado, os veículos que transportam produtos perigosos precisam estar providos de equipamentos de segurança para situações de emergência, como os listados abaixo.
– Cones de sinalização;
– Fita para Isolamento da Área;
– Placar de “PERIGO – AFASTE-SE” e “NÂO FUME”;
– Jogo de ferramentas;
– Calços;
– Conjunto de extintores conforme produto transportado;
– Ficha de emergência e envelope com os procedimentos e instruções em casos de acidentes ou situações emergenciais.
– Cabo terra sem emenda.
Os motoristas e os Equipamentos de Proteção Individual
Para que possam conduzir veículos que transportam cargas perigosas, os motoristas devem possuir carteira de habilitação válida na categoria correspondente ao veículo, além de terem concluído o curso MOPP – Movimentação de Produtos Perigosos. É preciso ter passado por treinamentos sobre as Normas Regulamentadoras que regem o trabalho com o determinado produto a ser transportado, como a NR 20 para produtos explosivos e inflamáveis.
Também é imprescindível os motoristas estejam equipados com os Equipamentos de Proteção Individual com CA válido e em bom estado de conservação, como luvas, capacete, botas, óculos de proteção, cinto paraquedas e quaisquer outros itens necessários para a execução de seu trabalho com segurança;
Quais os perigos que o transporte de óleo diesel oferece?
O óleo diesel pertence à categoria de “líquidos inflamáveis”. Como o nome já sugere, isso quer dizer que esse produto, assim como a gasolina e os outros combustíveis, possuem a propriedade de entrar em combustão em certas circunstâncias. Seu gás também é explosivo, o que demanda cuidados com fontes de faíscas, como energia eletroestática.
Outro risco é que essa substância é tóxica para o meio ambiente. Por isso, todo o transporte e manuseio do óleo diesel deve ser feito de forma segura, em tanques com boas condições, para que não haja vazamentos.
Portanto, é essencial que o transporte de óleo diesel seja feito por empresas idôneas, que sigam corretamente todas as regulamentações que regem o transporte de produtos perigosos e tomem todas as providencias para mitigar os riscos dessa atividade. As empresas do segmento TRR – Transportador, Revendedor e Retalhista – estão aptas para realizar este serviço de forma segura.
A Combuluz
A Combuluz Unipetro é uma empresa TRR com mais de 65 anos de mercado, com grande expertise no transporte de combustíveis. Possuímos uma história de sucesso nesse setor, oferecendo soluções para o abastecimento de óleo diesel, Arla 32 e lubrificantes.
Nossa frota é totalmente adequada de acordo com a legislação e nossos profissionais são treinados e capacitados, para garantir a entrega segura dos produtos. Além disso, possuímos responsabilidade ambiental e civil, executando os serviços da maneira mais profissional e responsável possível.
Conheça mais sobre a nossa história no mercado de trabalho e serviços. Entre em contato com a gente e solicite um orçamento.