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Mitos e verdades sobre o óleo diesel

Mitos e verdades sobre o óleo diesel

Há diversas desinformações e enganos quando se fala em óleo diesel. Muitas pessoas, que até mesmo possuem familiaridade com motores movidos a este tipo de combustível, acreditam em coisas que não são a realidade. 

Talvez por ser associado a caminhões antigos, muitos ainda veem veículos equipados com motores a diesel como sujos, poluentes, lentos e caros. Mas esses motores sofreram grandes avanços em tecnologia, assim como a qualidade e características do combustível, o que mostra que sua reputação é fruto de uma incompreensão sobre o assunto.

Conheça os principais mitos e verdades sobre o tema e entenda mais sobre este combustível. Confira:

Mito: É mais poluente do que gasolina ou etanol

No passado, os motores que utilizavam diesel produziam mais poluentes. Hoje, no entanto, a situação é bem diferente.

Nos últimos anos, uma série de normas e regulamentos para o controle de emissão de veículos leves e pesados entraram em vigor, reduzindo os níveis tolerados de gases tóxicos provindos da queima do combustível. No Brasil, o PROCONVE, Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, estabelece os limites de emissão e está atualmente em sua fase P7, devendo em 2022 ou 2023 entrar na fase P8, ainda mais restritiva.

Para se enquadrarem às exigências dessas legislações, as montadoras tiveram que investir em diversas melhorias tecnológicas nos motores e escapamentos. Graças a sistemas como o sistema de injeção Common-rail e o Sistema de Redução Catalítica, SCR, os motores a diesel conseguem reduzidos índices de emissão de poluentes, tão baixos quanto de motores do ciclo otto. 

O próprio óleo diesel também precisou ser alterado para que fossem reduzidos seus efeitos nocivos ao meio ambiente. O nível de enxofre, que já foi de mais de 2.000 PPM (partículas por milhão), atualmente está em 500 PPM (Diesel S 500) e 10 PPM (Diesel S 10)

Verdade: Muito mais econômico

Motores a diesel funcionam com ignição por compressão, ou seja, a combustão acontece pela compressão do combustível e do ar dentro da câmara, ao contrário de motores a gasolina, que trabalham com velas de ignição. Para que isto ocorra, os motores a diesel possuem uma taxa de compressão mais alta e, consequentemente, uma taxa de expansão da queima mais alta, o que, associada ao melhor controle de temperatura, fazem com que esses motores sejam muito mais eficientes do que os movidos a gasolina. 

Motores a diesel podem ser de 20 a 40% mais eficientes do que motores a gasolina, resultando em um consumo muito mais baixo. Ao se rodar mais com um litro combustível, a autonomia do veículo também é beneficiada, exigindo menos paradas para abastecimento. 

Mito: Diesel não funciona bem no inverno

Há quem diga que o diesel comum pode gelificar em temperaturas baixas e que essa gelificação dificultaria ou impossibilitaria a ignição do motor durante o inverno.

Contudo, os designs mais modernos dos motores a diesel conseguiram resolver o problema, construindo blocos de aquecimentos que impedem que esse processo aconteça.

Esses blocos usam velas de incandescência para aquecer o combustível e permitir que o mesmo vaporize para que então seja feita a ignição.

Verdade: Funciona melhor em grandes altitudes

Motores a gasolina operam em uma proporção muito específica de combustível e ar. Por isso, como em grandes altitudes o ar é mais rarefeito, estes motores precisam adicionar menos combustível para manter a proporção perfeita, o que afeta o desempenho.

Já os motores a diesel, por possuir turbocompressores que bombeiam mais ar para as câmaras de combustão, independentemente de quão rarefeito está o ar. Assim, mais combustível é injetado nas câmaras e com isso, o desempenho não é afetado.  

Mito: Tem um desempenho ruim

No passado, os motores a diesel apresentavam um desempenho inferior quando comparado a um motor a gasolina. Hoje, todavia, a situação não se repete. 

O design moderno dos motores, com a adoção de tecnologias como turbocompressores e injeção common rail, garantem desempenho surpreendente aos veículos movidos a diesel. Por ter pico do toque em baixíssimas rotações, garantem muita força, acelerações rápidas em partidas e até mesmo ótimas ultrapassagens.

Verdade: Motores a diesel duram mais

Motores a diesel tendem a durar mais do que motores a gasolina por alguns motivos. O primeiro é por uma questão do desenho do motor, com peças como cabeçote, eixo do comando e virabrequins maiores, o que os tornam mais resistentes. Possuem também maior capacidade para óleo e fluído de radiador. 

O segundo motivo é por trabalhar em menores rotações se comparado aos motores a gasolina, o que causa menos desgaste de peças móveis.

Por fim, as próprias características dos combustíveis interferem na durabilidade do motor. O diesel é um óleo fino, e assim funciona como um lubrificante dentro do cilindro, preservando as partes móveis do motor. Já a gasolina tem semelhanças à solventes, o que o torna corrosivo e sem lubricidade, o que colabora com uma deterioração mais rápida de componentes.

Deixe os mitos de lado. Saiba mais!

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