O óleo diesel possui diversas funcionalidades e fomenta inúmeras atividades nos centros urbanos e áreas rurais. No entanto, por ser um produto inflamável e altamente tóxico, exige-se uma série de requisitos e normas para transporte, manuseio e armazenagem correta do óleo diesel.
Pensando nisso, separamos nesse artigo algumas orientações de como armazenar corretamente o óleo diesel e evitar problemas como contaminação do diesel e oxidação do tanque. Veja abaixo quais os principais cuidados que você deve tomar.
Quais são as orientações de armazenamento?
As principais orientações sobre transporte, manuseio e armazenamento de óleo diesel são estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Todas as regras e normas estabelecidas são elencadas a partir de diversos estudos técnicos e testes para verificar a eficiência e a segurança. As principais orientações são:
Tanque e instalação
O tanque de combustível pode ser instalado em solos subterrâneos ou aéreos. É preciso ficar atento aos níveis de temperatura sob o qual o óleo diesel será submetido quando armazenado no tanque.
Em tanques instalados em vias aéreas, comuns em indústrias e propriedades rurais, é necessário ainda que o tanque esteja rodeado por uma bacia de contenção, evitando contaminação do meio ambiente caso ocorra algum vazamento.
Também é importante ter uma boa sinalização demonstrando a toxidade do material e de riscos de manuseio e de condutas a serem evitadas próximas ao tanque, evitando acidentes e explosões.
Limpeza dos tanques
É fundamental fazer a limpeza do tanque de combustível para evitar acumulo de sujeiras e contaminantes dentro do tanque de armazenamento. O aconselhável é fazer a limpeza completa do tanque em no máximo a cada dois anos e seguir as orientações de trocas de filtros nas bombas.
Além disso, é importante fazer a observação frequente dos tanques dos veículos que utilizam esse óleo diesel para evitar oxidação do tanque e formação de bactérias que possam afetar a qualidade do diesel e prejudicar o motor do veículo.
Drene a água com frequência e evite ar dentro do tanque
Outra medida que garante a qualidade do seu óleo diesel é fazer drenagem da água com frequência, diariamente se possível.
A presença de água nos tanques de armazenamento é um dos fatores que favorecem o surgimento de fungos, bactérias e outros contaminantes que tem efeitos nocivos ao próprio diesel armazenado e na estrutura metálica do tanque.
Também é preciso evitar a presença de ar nos tanques de armazenamento de óleo diesel. Esse elemento favorece a oxidação do combustível. Dessa forma, eliminar a presença tanto de água como de ar é fundamental para manter o óleo diesel em boa qualidade.
Cuidado com as borras
Dentro dos tanques de óleo diesel pode ocorrer a formação de borra. Esse elemento pode causar problemas como entupimento da bomba e filtros, ter um efeito corrosivo no metal e desgastar os componentes que fazem parte do tanque.
Renovação periódica do combustível
Por fim, fique atento aos níveis de combustíveis armazenados no tanque. Se o nível de capacidade do tanque estiver muito baixo, maior quantidade de ar estará dentro do tanque. Por isso, a renovação periódica do combustível é uma medida fundamental que garante a qualidade do óleo diesel e evita a presença de grande quantidade de ar.
Se possível, mantenha sempre os estoques de combustíveis no nível máximo da capacidade do tanque!
Onde adquirir combustível de qualidade
A Combuluz é a TRR ideal para você adquirir seu óleo diesel. Também trabalhamos com comodatos de tanque de combustível para você fazer o correto armazenamento do seu óleo diesel.
Quer saber mais? Cadastre-se em nosso site e saiba como ser nosso parceiro.