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Qual é a diferença entre o diesel S10 e o S500?

Qual é a diferença entre o diesel S10 e o S500?

Diesel é o combustível mais utilizado no Brasil. Além de caminhões e ônibus, o óleo diesel, em virtude de seu excelente desempenho, é usado também em geradores de energia, trens, transporte marítimo, máquinas agrícolas e maquinários diversos.

A alta procura pelo produto e as constantes atualizações nas normas de emissão de poluentes faz o mercado oferecer diferentes categorias de óleo diesel. Atualmente, estão disponíveis no mercado o S500 e o S10. Confira as diferenças entre eles.

Composição do óleo diesel

O principal componente do óleo diesel comercializado em nosso território é um combustível fóssil, obtido através do refino do petróleo por destilação e craqueamento. À este produto se dá o nome de Óleo Diesel A, que é composto por átomos de carbono e hidrogênio, e por enxofre, nitrogênio e oxigênio em baixas concentrações. 

O outro componente é o biodiesel, combustível renovável produzido a partir de óleos vegetais como o de soja, girassol e mamona, ou então de gordura animal. A mistura do biodiesel ao óleo diesel é obrigatória desde 2008, em percentuais que aumentam em determinados períodos, Atualmente, a porcentagem obrigatória é de 12% no combustível comercializado aos consumidores.

A mistura de Óleo Diesel A com o biodiesel recebe o nome de Óleo Diesel B

As divergências entre o diesel S10 e o S500

A diferença entre suas denominações significa a quantidade de enxofre por milhão, presentes nas composições. Enquanto o diesel comum (S500) apresenta 500 partes de enxofre por milhão, o diesel S10 conta com 10 partes da mesma substância.

A redução da presença do enxofre no óleo diesel se deu pelas resoluções do CONAMA para o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE, em suas fases P6 e P7, que estabeleceu os níveis da substância para reduzir as emissões de gases poluentes.

Por se tratar de uma diferença muito expressa, dúvidas quanto ao uso são passíveis de existirem. Embora o S500 seja conhecido no mercado como diesel comum, seu uso é indicado apenas em motores de uso rodoviário com fabricação até 2012.

Para veículos rodoviários movidos a diesel produzidos a partir de 2012,  o uso do óleo diesel B S10 é obrigatório, pois esses motores estão especificados para cumprir com as determinações de emissões da fase P7 do PROCONVE.

Melhor desempenho e qualidade

O óleo diesel carrega em sua composição, índices de cetano. Este hidrocarboneto é usado na avaliação das propriedades ignitoras do combustível em questão.

Saber qual é o número de cetano usado em cada variação do óleo diesel está diretamente relacionado com o tempo da injeção e seu início de combustão, popularmente conhecida como “faixa de potência”.

O diesel S500 possui número de cetano igual a 42, enquanto o S10 conta com 48. Com um número mais elevado, o S10 oferece uma melhor capacidade de combustão, contribuindo com um desempenho superior do motor.

Preservação ao meio ambiente e menor sedimentação no tanque

A combustão do óleo diesel faz com que o enxofre presente no combustível reaja com oxigênio, produzindo o dióxido de enxofre (SO2), substância altamente nociva à vida humana e ao meio ambiente. Ao ser inalada, pode comprometer as vias respiratórias e agravar doenças pulmonares, enquanto na atmosfera, ao reagir com água, leva ao fenômeno da chuva ácida. 

Além disso, o SOcausa o mal funcionamento do catalisador, afetando sua capacidade de reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio e outra partículas. Por possuir menor concentração de enxofre, o óleo diesel B S10 reduz a emissão de SO2 preservando, desta forma, o meio ambiente. 

Por possuir mais partículas de hidrogênio do que o diesel S500, o S10 tem maior capacidade de solvência e assim elimina com mais facilidade os sedimentos de sujeira que se acumulam na bomba e no filtro do combustível, melhorando a preservação do motor e reduzindo sua manutenção.

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