Diesel é o combustível mais utilizado no Brasil. Além de caminhões e ônibus, o óleo diesel, em virtude de seu excelente desempenho, é usado também em geradores de energia, trens, transporte marítimo, máquinas agrícolas e maquinários diversos.
A alta procura pelo produto e as constantes atualizações nas normas de emissão de poluentes faz o mercado oferecer diferentes categorias de óleo diesel. Atualmente, estão disponíveis no mercado o S500 e o S10. Confira as diferenças entre eles.
Composição do óleo diesel
O principal componente do óleo diesel comercializado em nosso território é um combustível fóssil, obtido através do refino do petróleo por destilação e craqueamento. À este produto se dá o nome de Óleo Diesel A, que é composto por átomos de carbono e hidrogênio, e por enxofre, nitrogênio e oxigênio em baixas concentrações.
O outro componente é o biodiesel, combustível renovável produzido a partir de óleos vegetais como o de soja, girassol e mamona, ou então de gordura animal. A mistura do biodiesel ao óleo diesel é obrigatória desde 2008, em percentuais que aumentam em determinados períodos, Atualmente, a porcentagem obrigatória é de 12% no combustível comercializado aos consumidores.
A mistura de Óleo Diesel A com o biodiesel recebe o nome de Óleo Diesel B
As divergências entre o diesel S10 e o S500
A diferença entre suas denominações significa a quantidade de enxofre por milhão, presentes nas composições. Enquanto o diesel comum (S500) apresenta 500 partes de enxofre por milhão, o diesel S10 conta com 10 partes da mesma substância.
A redução da presença do enxofre no óleo diesel se deu pelas resoluções do CONAMA para o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE, em suas fases P6 e P7, que estabeleceu os níveis da substância para reduzir as emissões de gases poluentes.
Por se tratar de uma diferença muito expressa, dúvidas quanto ao uso são passíveis de existirem. Embora o S500 seja conhecido no mercado como diesel comum, seu uso é indicado apenas em motores de uso rodoviário com fabricação até 2012.
Para veículos rodoviários movidos a diesel produzidos a partir de 2012, o uso do óleo diesel B S10 é obrigatório, pois esses motores estão especificados para cumprir com as determinações de emissões da fase P7 do PROCONVE.
Melhor desempenho e qualidade
O óleo diesel carrega em sua composição, índices de cetano. Este hidrocarboneto é usado na avaliação das propriedades ignitoras do combustível em questão.
Saber qual é o número de cetano usado em cada variação do óleo diesel está diretamente relacionado com o tempo da injeção e seu início de combustão, popularmente conhecida como “faixa de potência”.
O diesel S500 possui número de cetano igual a 42, enquanto o S10 conta com 48. Com um número mais elevado, o S10 oferece uma melhor capacidade de combustão, contribuindo com um desempenho superior do motor.
Preservação ao meio ambiente e menor sedimentação no tanque
A combustão do óleo diesel faz com que o enxofre presente no combustível reaja com oxigênio, produzindo o dióxido de enxofre (SO2), substância altamente nociva à vida humana e ao meio ambiente. Ao ser inalada, pode comprometer as vias respiratórias e agravar doenças pulmonares, enquanto na atmosfera, ao reagir com água, leva ao fenômeno da chuva ácida.
Além disso, o SO2 causa o mal funcionamento do catalisador, afetando sua capacidade de reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio e outra partículas. Por possuir menor concentração de enxofre, o óleo diesel B S10 reduz a emissão de SO2 preservando, desta forma, o meio ambiente.
Por possuir mais partículas de hidrogênio do que o diesel S500, o S10 tem maior capacidade de solvência e assim elimina com mais facilidade os sedimentos de sujeira que se acumulam na bomba e no filtro do combustível, melhorando a preservação do motor e reduzindo sua manutenção.
Acompanhe as novidades
A Combuluz possui mais de 65 anos de experiência no mercado do óleo diesel, lubrificantes e arla 32.
Com a facilidade da entrega em domicílio, oferecemos soluções que fazem toda a diferença para o seu empreendimento e melhora no rendimento da frota, seguindo todas as normas.
Acesse a nossa área de serviços e produtos para conferir as soluções oferecidas por nossa equipe ou entre em contato com a gente.