A qualidade do diesel é essencial para que o combustível funcione adequadamente. No entanto, mesmo quando o óleo possui boa procedência, certas circunstâncias podem danificá-lo com o tempo e criar vários problemas para o seu negócio. É o caso do surgimento da borra em diesel.
A borra nada mais é do que uma camada de resíduos que se acumulam dentro do tanque, deixando visualmente, o diesel com cor escura. Para empresas que trabalham com altas quantidades desse combustível em suas máquinas e veículos, a borra pode se tornar um problema grave.
Quer aprender a evitar esse problema de vez? Continue lendo e descubra tudo que você precisa sobre a borra em diesel, desde como ela se forma até como prevenir que ela apareça.
Como a borra em diesel se forma?
Por ser um composto químico, o óleo diesel está vulnerável a sofrer alterações originadas por reações químicas. Estas transformações acontecem principalmente quando o diesel entra em contato com outras substâncias ou micro-organismos que acabam formando os resíduos presentes nas borras.
Entre as causas específicas do surgimento das borras dentro de um tanque de diesel, o tempo de estocagem é o mais comum. O óleo não pode ficar muito tempo parado e sem uso, pois isso gera o envelhecimento do mesmo. Como consequência, ele começa a se degradar naturalmente, os micro-organismos dentro do tanque se multiplicam e a sujeira aumenta.
A presença de água dentro do tanque favorece o desenvolvimento de bactérias e fungos e de borra química. Mesmo que tenha a cautela de usar tanques completamente secos, a água pode surgir da simples condensação com as altas temperaturas. O biodiesel, presente no óleo diesel comercializado no país, possui características higroscópicas, o que também favorece a atração de água ao combustível.
Outro “alimento” dos microrganismos é o oxigênio. Deixar o óleo diesel em níveis muito baixo no tanque por período prolongado aumenta o contato com o oxigênio e assim contribui para a proliferação deles.
Para evitar reações químicas problemáticas, é imprescindível eliminar o uso de cobre, bronze ou latão nos equipamentos que armazenam ou transportam o diesel. Esses metais reagem em contato com o diesel, então não utilizar estes materiais evita a alteração da sua composição.
Quais os problemas que ela causa?
Por ser um resíduo, a borra pode obstruir filtros dentro de bombas e motores, impedindo a livre passagem do óleo. Caso a borra chegue nos equipamentos, ela pode comprometer sua potência.
Em alguns casos a borra pode provocar defeitos sérios em um maquinário, levando à necessidade de manutenção ou até substituição de peças. O tamanho do prejuízo para a empresa, nestas situações, é imensurável.
Como prevenir seu aparecimento?
A melhor maneira de prevenir o surgimento de borra em diesel é investindo em um armazenamento correto do óleo diesel. Os tanques devem estar bem limpos ao utilizá-los e devem ser bem vedados para não entrar em contato com elementos externos.
Além disso, o diesel não deve ficar muito tempo guardado. Então lembre-se de adquirir as quantidades certas para o uso em curto prazo, mesmo que precise renovar o estoque mais frequentemente. Também não o deixe sob o sol ou em ambientes muito quentes.
Outro importante cuidado é fazer drenagens periódicas, preferencialmente toda semana, a fim de eliminar qualquer resquício de água, impurezas ou outros materiais que estejam no fundo do tanque.
Por fim, é vital fazer limpezas regulares nos equipamentos que lidam com o combustível. Após esse procedimento, é importante circular o próprio óleo em todo o sistema e drená-lo, pois resquícios de resíduos ou água podem ser prejudiciais para o combustível. Avaliar as condições estruturais também é importante para descobrir quando é necessário substituir um tanque.
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