Central de atendimento

As principais falhas do motor ligadas à lubrificação

Para manter o bom funcionamento do automóvel, uma das principais prevenções a serem realizadas é a manutenção regular do motor, afinal, falhas do sistema podem estar ligadas à lubrificação, você sabia? 

Esse sistema é responsável pela lubrificação, refrigeração e fluidez do motor e as principais falhas do veículo relacionadas à lubrificação podem estar ligadas a um ou mais mecanismos como: erros de projeto ou de fabricação, instalação inadequada e manutenção ou operação imprópria.

A verdade é que o sistema de lubrificação é composto por muitas peças móveis que se desgastam durante o uso, já que sofrem atritos entre elas e estão expostas à alta temperatura.

Com isso, o óleo lubrificante tem o importante papel de proteger as peças formando uma camada de proteção que diminui o atrito.

Ademais, o mercado atual oferece produtos que apresentam mais de uma função, atuando em outras áreas de manutenção como: refrigeração e limpeza do motor, economia do combustível, proteção e outras.

Para entender melhor quais são as principais falhas do motor relacionadas à lubrificação e o que fazer para evitá-las, acompanhe este conteúdo que preparamos para você!

 

Como funciona o sistema de lubrificação?

O sistema de lubrificação é um projeto hidráulico que tem a função de canalizar e deslocar o fluido lubrificante dentro de um circuito fechado. O óleo tende a passar pelos principais componentes do motor, refrigerando e amenizando o atrito e o calor.

Se esse sistema funciona bem, então o automóvel mantém a temperatura ideal de operação, consumindo o suficiente de combustível e preservando as peças. Caso contrário, o motor fica sobrecarregado de calor e atrito, causando o desgaste acelerado das peças.

Lubrificantes para motor Combuluz garantem mais performance

 

Principais falhas da lubrificação de motores

Nesse contexto de sobrecarga do motor, algumas falhas são comuns de serem identificadas. Vamos entender melhor sobre cada uma delas…

  • Consumo excessivo de óleo – Havendo desgastes dos cilindros, anéis de segmento e pistões, o consumo de óleo aumenta e torna-se necessário um recondicionamento e uma limpeza periódica do motor para que ele trabalhe com eficiência de novo.  Outra falha relacionada ao excesso de óleo pode ser um vazamento externo, originado no plugue de dreno, conexão do filtro de óleo, gaxetas ou até a unidade sensora de tomada de pressão.
  • Desgaste nas peças – Como já foi mencionado, as peças se desgastam devido ao constante atrito gerado pelo movimento do pistão e dos anéis ao longo das paredes dos cilindros que estão sob temperatura e pressão gasosa elevada. Daí a importância de manter a lubrificação em dia.
  • Dificuldades na partida – Em caso de dificuldade na partida do veículo, precisa-se analisar causas como: falta de combustível, falta de compressão ou má regulagem do sistema de injeção.
  • Corrosão – A presença de água possibilita a corrosão. Assim, se a umidade do ar estiver acima de 85%, são formados ácidos no cárter devido à presença de água, gerando a corrosão. Uma solução eficaz para este problema é a limpeza da peça contaminada a partir de drenagem e aplicação do lubrificante recomendado.
  • Formação de depósitos – Elementos como fuligem e outros produtos podem entrar no cárter proporcionando a formação de depósitos ou borras, que devem ser removidos com a circulação natural do óleo. Porém, o excesso desses depósitos impossibilita a remoção com óleo, acumulando as substâncias insolúveis em pistões, cilindros, hastes e sedes de válvulas.
  • Alteração na pressão do óleo – A variação na pressão do óleo está ligada a viscosidade do óleo no motor, causando baixa pressão, alta pressão, pressão nula e pressão flutuante.

 

Conclusão

Para concluir, entende-se como essencial realizar o monitoramento constante do sistema de lubrificação, além de utilizar produtos de qualidade que favoreçam a durabilidade e o bom funcionamento do seu motor.

É indispensável a escolha de um fornecedor seguro, que irá garantir que o lubrificante fornecido tenha a qualidade buscada.

A Combuluz está há quase 70 anos no mercado, fornecendo não apenas as melhores marcas de lubrificantes, mas também garantindo o funcionamento de obras e empresas, através dos Serviços TRR.

Caso necessite de lubrificantes para a sua frota ou maquinário, conte com a gente. Possuímos um estoque exclusivo para atender essa necessidade. 

 

Veja outros conteúdos que você pode se interessar: 

Outros Artigos do Blog