O óleo lubrificante é um componente vital para qualquer motor. Além de ser responsável por lubrificar as partes móveis para impedir o atrito e, consequentemente, o desgaste das peças, ele tem outras diversas funções.
Para prolongar a vida útil do seu motor e mantê-lo em bom funcionamento, é fundamental escolher um lubrificante de qualidade e fazer as trocas no prazo correto. Conheça mais sobre as propriedades do óleo lubrificante e sua importância para os motores.
Quais as funções do óleo lubrificante?
Como dissemos, a função primária é lubrificar as peças para evitar o atrito entre elas. Porém, ele vai além e é responsável também por:
- manter a temperatura do motor ao evitar o superaquecimento;
- limpeza: o óleo retira todos os atritos gerado pela combustão;
- vedação: ele impede vazamentos internos, o que previne a oxidação do sistema e também a entrada de substâncias externas que possam comprometer o funcionamento do motor.
Os aditivos do lubrificante são importantes porque mantém as impurezas separadas em suspensão no óleo para evitar a corrosão. Na hora da troca, todas elas são descartadas, por esse motivo é primordial respeitar os prazos para renovar o óleo
Quais os tipos de lubrificantes?
Basicamente, existem dois tipos de lubrificante no mercado, os minerais, processado a partir do petróleo bruto, e os sintéticos. Esse último é produzido industrialmente por meio de substâncias, como glicerinas, silicones, resinas, entre outras. Existe também o óleo semissintético que é uma mistura entre os dois tipos anteriores.
Para o meio industrial e comercial, os lubrificantes minerais e sintéticos são os mais utilizados, assim como também em veículos automotivos. Uma dica importante é não completar o nível do óleo, sempre fazer a troca retirando o lubrificante antigo e substituir por um novo. Isso porque não é aconselhável misturar marcas diferentes no motor, pois cada uma tem aditivos que podem não reagir bem quando misturados.
O que se atentar na escolha do óleo
Um lubrificante de qualidade vai proteger e preservar os componentes do motor. Isso significa que todo o maquinário estará funcionando corretamente para manter as atividades da empresa em ordem. A lubrificação incorreta pode causar danos sérios ao equipamento e muitos prejuízos, tanto financeiros como operacionais.
Para evitar essas situações desagradáveis, é fundamental escolher o lubrificante certo para cada tipo de equipamento. A viscosidade é um item importante a se considerar, porque uma baixa viscosidade torna o lubrificante mais fluido, o que facilita a partida do motor.
Já um alto grau de viscosidade protege melhor o motor em situações de altas temperaturas em que as peças trabalham mais rápido para diminuir o desgaste.
Você pode saber mais sobre as características e como escolher o lubrificante correto para o seu motor clicando aqui.
Invista em produtos de qualidade
Portanto, para prolongar a vida útil do motor e não sofrer com perdas, é preciso realizar as trocas no prazo certo e usar o óleo específico, sempre recomendado pelos fabricantes. É importante lembrar também que a manutenção preventiva evita gastos futuros.
É fundamental usar um produto de qualidade. A Combuluz fornece os lubrificantes das melhores marcas do mercado para motores automotivos, industriais e comerciais.
Acesse o nosso site para mais informações e solicite um orçamento com os nossos especialistas.