Cuidados com o diesel devem ser tomados a qualquer momento, para evitar problemas em sua performance. Isso, inclui também a temperatura, já que, o frio do inverno, pode prejudicar consideravelmente o desempenho do motor a diesel de seus veículos e equipamentos.
O congelamento de partes do combustível leva a diversos problemas de performance, mas que podem ser evitados com algumas precauções.
Neste texto, iremos falar sobre os cuidados a serem tomados com o óleo diesel no inverno. Confira conosco!
Por que o frio prejudica o diesel?
Para responder a essa questão, é preciso avaliar a composição do diesel, que está totalmente ligado as consequência climáticas. Aos que não sabem, o óleo diesel comercial, conhecido como óleo diesel tipo B, é composto pela adição de 12% de biodiesel, com o objetivo de diminuir significamente o impacto ambiental causado pelo combustível. Essa adição, apesar de contribuir muito para a sociedade, deixa o diesel mais frágil a temperatura baixas.
A queda brusca da temperatura pode congelar os esteres graxos saturados, presentes na composição do biodiesel e, consequentemente, no óleo diesel B. Além disso, a baixa temperatura também pode cristalizar os hidrocarbonetos saturados, presentes no diesel.
Portanto, o óleo diesel B, resultado da junção do diesel e biodiesel, tem grandes chances de congelar em temperaturas de extremo frio.
Problemas causados pelo frio nos motores a diesel
Diesel parcialmente ou totalmente congelado, pode causar problemas de funcionamento do motor do seu veículo ou equipamento. O combustível pode passar por este resfriamento no tanque, nas tubulações ou no filtro, prejudicando o desempenho das partes móveis.
As principais consequências deste congelamento são:
- Dificuldade para realizar a ignição do motor e a combustão do Diesel;
- Menor fluidez do combustível, que se torna mais denso e não circula corretamente;
- Entupimento dos filtros de combustível;
- Falhas e perda parcial da potência do motor;
- Apagamento total do motor, em casos mais extremos.
O congelamento do combustível não pode causar danos severos ao motor, sendo responsável por, no máximo, o descarte dos filtros entupidos. Entretanto, pode impedir que o seu veículo ou equipamento seja operado com toda a potência necessária, ou pode deixá-lo temporariamente parado, levando prejuízo à sua atividade.
Por isso, é muito conveniente tomar os cuidados necessários para que isso não ocorra e seus veículos possam operar normalmente.
Cuidados com o óleo diesel no frio
A primeira maneira de evitar o congelamento do seu combustível é simples: escolha um óleo diesel de qualidade. Mais puro e fluído, um bom diesel apresenta menor índice de congelamento no tanque, podendo ser neutralizado à medida que o motor seja acionado e esquente.
Realizar manutenções preventivas no seu veículo ou equipamento também permitem que o motor funcione melhor mesmo sob baixas temperaturas, apresentando menos perda de desempenho enquanto ainda está frio, até que o combustível possa ser queimado corretamente.
Conte com os nossos serviços e produtos para auxiliar no cuidado no armazenamento correto e seguro do óleo diesel. Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe.