Central de atendimento

Os impactos da crise hídrica brasileira e os benefícios do uso do gerador

A crise hídrica no Brasil é um assunto que vem sendo discutido há anos, mas que se intensificou em 2021 com o pior período de chuva já registrado na área das usinas hidrelétricas desde 1930.

A Região Hidrográfica do Paraná é a mais atingida. Ela abrange parte dos territórios de cinco estados: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Nesse contexto, o governo publicou uma medida que autoriza, em caráter excepcional e temporário, o acionamento de usinas termelétricas por um período de até seis meses, que ainda poderá ser prorrogado.

Além disso, o Ministério de Minas e Energia entrou em contato com representantes da indústria para conversar sobre possíveis ações para redução voluntária da demanda por empresas com grande consumo de eletricidade.

Diante deste cenário, o que podemos fazer para nos prevenirmos e ainda diminuir o consumo de energia elétrica, colaborando assim com o desafogamento do sistema hídrico? 

Ficar sem luz ou ter que racionar energia elétrica são situações que todo estabelecimento comercial, edifício, condomínio, indústria e construção gostaria de evitar. 

Uma das soluções para esses casos é o uso de geradores de energia. Esse tipo de equipamento é muito utilizado em situações de economia de energia, casos emergenciais, possíveis quedas de energia em lugares que não podem ficar sem ou lugares que não fornecem energia elétrica.

Os geradores evitam muitos prejuízos e garantem o funcionamento se acontecer uma interrupção no abastecimento de energia. Também impedem que a produtividade seja prejudicada com o desligamento repentino de computadores, equipamentos e maquinários.

Em edifícios e condomínios, o uso do gerador permite que as áreas comuns, portaria e elevadores continuem em funcionamento. Nos hospitais, garantem que nenhum tratamento ou procedimento seja interrompido.

crise hídrica

Como funciona o gerador

O gerador é um sistema que transforma energia química, solar ou mecânica em energia elétrica. Os mais comuns são os geradores a combustão, que transformam energia química (diesel) em energia elétrica.

As três principais formas de funcionamento do gerador são:

  • O tempo todo: em locais que não têm acesso à rede elétrica;
  • Horário de pico: utilizado para economizar energia nos horários de muito uso;
  • Stand-by: ativa quando falta energia ou quando o sistema identifica falhas no fornecimento de energia.

 

Custo-benefício

O mercado atualmente conta uma variedade de modelos de geradores de energia, que atendem as mais diversas demandas e necessidades. Se levado em conta todos os benefícios, o gerador tem um valor de investimento baixo para a empresa. Muitos prejuízos podem ser evitados com a segurança de que a energia não faltará. 

Aqui, você pode conferir qual é o combustível ideal na hora de adqurir um gerador: diesel ou gasolina? 

Se você está procurando adquirir um gerador ou se já tem um movido a óleo diesel e precisa de abastecimento, conte com a Combuluz Unipetro.

Toda segurança e qualidade que você precisa para garantir o funcionamento da sua empresa. Fornecemos o abastecimento direto nos geradores, garantindo a comodidade do abastecimento em domicílio e procedência comprovada.

Acesse nosso site e conheça nossas soluções!

Outros Artigos do Blog