Central de atendimento

Economia: como a qualidade do óleo diesel reflete no transporte de cargas

Ao optar pela qualidade do óleo diesel no transporte de cargas, você estará investindo no aumento de produtividade e vida útil dos veículos, além de evitar prejuízos no futuro.

Isso quer dizer que aquela expressão “O barato sai caro” é bastante verdadeira, visto que utilizar diesel de baixa qualidade nos veículos de transporte cargas afeta diretamente o bom desempenho do motor e pode vir a torná-lo inútil em pouco tempo.

Quer entender como e por que isso acontece? Continue a leitura!

 

Importância do uso de Óleo Diesel no transporte de cargas

O setor de transporte domina no consumo de derivados do petróleo como Óleo Diesel. Essa realidade deve chegar a 61% do total de consumo até 2035, segundo pesquisas.

A verdade é que o diesel é o derivado do Petróleo mais consumido no Brasil, visto que ele apresenta uma série de vantagens. A começar por ser um tipo de combustível automotor, garantindo eficiência energética, confiabilidade e durabilidade.

Portanto, o seu uso é fundamental para o bom desempenho do transporte de cargas que necessita de padrões de segurança em operações, visando atender todas as demandas de trabalho e satisfação dos clientes.

 

O que acontece se eu utilizar desel de baixa qualidade?

Sabendo da importância do óleo diesel para o transporte de cargas, vale considerar que a escolha de um produto com a devida qualidade é essencial para garantir segurança e o bom funcionamento das frotas.

Não adianta colocar diesel em qualquer posto que encontrar, buscando os preços mais baratos, pois essa “economia” pode se transformar em sérios problemas no orçamento depois de um tempo.

Em algumas situações, devido à má escolha, o consumidor cai na armadilha do diesel adulterado, ou seja, com a sua composição modificada de forma intencional.

A adulteração consiste em adicionar outros produtos ao óleo diesel como querosene, solventes, álcool, água, fazendo com que o diesel perca a sua eficácia, o que tende a prejudicar as peças do motor.

 

Veja os problemas causados pelo uso de diesel de baixa qualidade:

  • Entupimento dos bicos injetores;
  • Filtro de combustível entupido;
  • Perda de potência no veículo;
  • Sistema de injeção prejudicado;
  • Óleo lubrificante contaminado;
  • Borras no tanque e outros.

 

Como escolher óleo diesel de qualidade?

Se o diesel apresentar qualquer tipo de impureza em sua composição, prejudicando a característica translúcida, você precisa realizar testes para verificar a qualidade do produto.

Apesar de existirem testes caseiros para essa constatação, o ideal é que seja denunciado à Agência Nacional do Petróleo (ANP) pelo telefone 0800-970-0267, em caso de irregularidades com o combustível.

Entretanto, o melhor diesel é o mais limpo e livre de impurezas visíveis a olho nu. Também é essencial que ele contenha uma baixa quantidade de enxofre em sua composição.

Por isso, o abastecimento deve ser feito com fornecedores de confiança, cujo produto tenha uma procedência segura.

 

70 anos fornecendo qualidade

É sempre importante lembrar: na hora de escolher o óleo diesel para o transporte de cargas é essencial prezar pela qualidade, pois assim, você prioriza a economia com manutenções da frota. 

A Combuluz atua no mercado de combustíveis há quase 70 anos, garantindo atendimento ágil, personalizado às necessidades de cada cliente, com certificação de qualidade.  

Visite nosso site e conheça mais sobre nossos produtos e serviços. 

 

Veja outros conteúdos relacionados ao tema: 

Outros Artigos do Blog