O preço do óleo diesel tem variado constantemente no Brasil e a tendência é que essas alterações se tornem cada vez mais frequentes. Existem inúmeros fatores que influenciam nessas oscilações, como o valor do petróleo no mercado mundial e o câmbio do dólar.
Essa variação de preços vem acontecendo desde 2016, quando se alterou a política de preços de combustíveis no país. Para saber o que tem causado essas diferenças de valor, continue acompanhando este artigo.
Como é formado o preço do combustível?
Cerca de 51% do custo do óleo diesel é o valor do produto repassado pelas refinarias da Petrobrás. Outros 8% são advindos do custo do Biodiesel misturado ao combustível.
Os Impostos federais PIS/PASEP, Cofins e as Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) respondem por mais 9% na composição do produto.
Cada Estado, por sua vez, possui alíquotas próprias para o ICMS que incide sobre o combustível, variando quinzenalmente de acordo com o valor médio do combustível na bomba. Em média, esse tributo corresponde a 15% do custo total do óleo diesel.
Os demais 17% da composição do preço provém de toda a cadeia de logística, distribuição e revenda.
Como era a política de preços anterior á 2016
Nossos combustíveis são advindos, em sua grande maioria, do refino de petróleo nas refinarias da Petrobras, com o uso de petróleo cru extraído em solo brasileiro ou então importado. Outra parte dos combustíveis consumidos em nosso país é importada pronta, já refinada.
Entre os anos de 2011 e 2016, o Governo adotava uma política de maior controle sobre os preços do combustíveis, visando o controle da inflação. Com o forte aumento do preço do petróleo em mercados internacionais a partir de 2011 e como parte do combustível utilizado no país é provindo de importação, o governo passou a não repassar os aumentos do petróleo para os produtos comercializados pela Petrobrás, gerando prejuízo à estatal.
A política de preços após 2016
Em outubro de 2016, o governo federal passou a adotar a política de Paridade de Preços com o mercado Internacional, conhecido como PPI, regulando o valor do combustível comercializado no Brasil com os valores da commodity de petróleo em mercado internacional, taxa de câmbio, custos logísticos e outros riscos. Desta maneira, a Petrobras deixou de subsidiar os valores do óleo diesel e outros combustíveis, visando sua recuperação financeira.
A periodicidade para alteração dos valores têm variado desde então, de acordo com as conjunturas políticas do país. Houve momentos em que as alterações de preço aconteciam de forma mensal, quinzenal e até mesmo diária. Atualmente, não há um prazo fixo estabelecido para que o reajustes aconteçam.
Causas para o aumento do óleo diesel
Pela adoção da política de paridade de preços internacionais, nossos combustíveis são diretamente afetados pelas alterações de valores ocorridas no mercado internacional. Os índices de commodities mais comumente utilizados para balizar o valor do petróleo em mercados internacionais são o Brent e WTI.
São diversos os fatores que influenciam no preço do óleo diesel. Entre eles, podemos citar:
– Aquecimento ou desaquecimento da economia global e em mercados de alto consumo, como a China e Estados Unidos;
– Eclosão de guerras, principalmente em regiões com grande extração de petróleo como o Oriente Médio;
– Aumento ou redução da produção mundial e as oscilações do estoque do produto;
– Taxa de câmbio influencia no preço do combustível que chega ao consumidor. Quanto maior for a relação entre dólar e real, maior será o preço do produto disponível para o mercado. câmbio flutua de acordo com as conjunturas político-econômico do país e sua relação com o mercado externo.
Além disso, há também o peso dos impostos incidentes sobre combustíveis, tendo a política fiscal adotada pelo governo federal e por cada estado grande influência no preço do óleo diesel.
Uma reforma fiscal poderia resultar em um menor impacto tributário no combustível, reduzindo o valor ao consumidor.
A política de preços do óleo diesel para os próximos anos
Com a possível desestatização de refinarias e entrada de novos agentes na produção e refino do petróleo no Brasil, o peso da Petrobrás na definição dos valores do combustível comercializado no país deverá ser reduzido. Portanto, o mercado deve, assim, seguir com a paridade com o mercado internacional, podendo os preços dos combustíveis apresentar grandes oscilações ao longo do tempo.
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