Central de atendimento

Lubrificante para motor a diesel: saiba como escolher o ideal

Não é qualquer produto disponível no mercado que garante o desempenho e proteção aos veículos. No momento de escolher o óleo lubrificante para motor a diesel não é diferente e costuma gerar dúvidas. 

Ao adquirir um lubrificante de qualidade, você garante com que o motor tenha maior durabilidade e prolongue a vida útil do veículo. O óleo é responsável por criar uma película protetora entre as peças, o que evita o atrito e desgaste. 

Para mais detalhes sobre a importância do lubrificante aos motores, você pode clicar aqui e ler o conteúdo publicado em nosso blog. Neste post, vamos esclarecer o que deve considerar ao adquirir o óleo lubrificante para motores a diesel. Boa leitura! 

 

Por que optar pelo melhor óleo lubrificante? 

A resposta parece óbvia e até é: porque oferece maior desempenho e proteção ao veículo. Entretanto, o que acontece é que, mesmo sabendo dos benefícios, muitos optam por escolher o produto com baixa qualidade e, algumas vezes, sem procedência definida. 

 

O lubrificante não irá somente lubrificar as peças, essa é apenas uma das funções do produto. O óleo de qualidade possui aditivos essenciais que proporcionam as seguintes funcionalidades:

  • reduz a formação da borra;
  • refrigera os componentes e evita o superaquecimento dos componentes; 
  • minimiza o desgaste das peças;
  • veda o motor contra passagem de gases da combustão. 

 

Além do aumento de vida útil do motor, o lubrificante de qualidade garante uma janela de tempo maior até a próxima troca de óleo, isso porque ele possui propriedades que oferecem maior durabilidade. 

Investir em qualidade nem sempre é a opção mais barata do mercado, mas isso é se olharmos a curto prazo. A longo prazo, haverá economia com manutenção e a troca do óleo e filtro. 

 

O que considerar na compra de lubrificante para motor a diesel?

Os óleos lubrificantes são classificados em três tipos: sintético, mineral e semissintético

Para descobrir qual é o melhor a ser comprado, alguns fatores devem ser considerados: 

  • Composição: saber identificar alguns aditivos da composição ajuda na hora de saber se o produto é ou não de qualidade. Um bom lubrificante deve possuir algumas características determinadas que garantem máxima performance na composição, como:
    • anticorrosivos;
    • antioxidantes;
    • antidesgastantes;
    • antiespumantes;
    • melhoradores de viscosidade;
    • detergentes. 
  • Tipos: lembra que logo acima falamos da classificação dos lubrificantes? O ideal é observar o que é recomendado pelo fabricante de cada veículo. Em geral, os sintéticos contam com periodicidade de trocas maior que o mineral, entretanto, oferece maior proteção contra a borra. 

O mais indicado é o mineral, que exige trocas com quilometragem menor e oferece proteção adequada. 

Por fim, o semissintético não é indicado, pois é uma mistura entre os óleos sintéticos e minerais, e, por essa razão, pode comprometer o desempenho e gerar resíduos no motor. 

 

  • Viscosidade: os motores a diesel utilizam óleos multiviscosos, assim, chegam mais rápido a todos os locais que necessitam de lubrificação no momento da partida do motor. A alta fluidez, mesmo em baixa temperaturas, reduz os desgastes. 

Algumas montadoras recomendam o modelo específico de óleo lubrificante, mas é importante atenta-se ao que o fabricante indica. 

 

  • Especificações: um bom óleo lubrificante deve atender a três especificações, sendo a SAE, API e a de fábrica.
    • Sociedade dos Engenheiros Automotivos – SAE: é uma especificação que determina a resistência do óleo aos escoamentos. Análise de testes no inverno, verão e óleos multiviscosos. 
    • Instituto Americano de Petróleo – API: classifica o desempenho do lubrificante em relação ao grau de rigidez das condições de trabalho. Motores a diesel são classificados como motor C. 
    • Especificações de fábrica: são aquelas que aparecem no manual de instruções da montadora dos veículos e que apresenta quais são os produtos recomendados para cada modelo. 

Agora que você já sabe o que deve considerar para adquirir óleos lubrificantes de qualidade, precisa escolher um fornecedor com credibilidade no mercado.  

 

Escolha um fornecedor que garanta qualidade e confiança 

A Comuluz está há 70 anos no mercado de combustíveis, um trajeto marcado pela credibilidade da empresa no fornecimento de produtos de qualidade. 

Com uma cartela de produtos reconhecidos pela excelência e performance, a Combuluz leve até você o lubrificante escolhido, seja em baldes ou tambores. 

Somos um TRR autorizado, com atendimento à toda grande Sâo Paulo, com certificações dos órgãos regulamentadores e ISO 9001

Fale com um de nossos especialistas e faça um orçamento sem compromisso para o seu negócio.

 

Veja outros conteúdos relacionados ao tema:

Outros Artigos do Blog