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Conheça os modelos de caminhões e as capacidades em volume de carga

O transporte de cargas é um dos setores econômicos mais importantes do país, sendo realizado, em sua maioria, por meio de diferentes modelos de caminhões. Para que haja um fluxo seguro,  são necessárias legislações que determinam volume de carga, limite de capacidade, produto permitido, entre outras normas. O objetivo é manter a segurança do motorista, veículo e terceiros. 

É por isso que existem diferentes modelos de caminhões transitando pelas rodovias brasileiras. Confira quais são os principais e entenda as diferenças entre cada um deles: 

 

Caminhão para cargas leves 

Há três modelos de caminhões mais comuns para cargas leves: o Veículo Urbano de Carga (VUC), o Caminhão Toco (Semipesado) e o Caminhão Truck (Caminhão Pesado). 

O VUC ou ¾ não pode ultrapassar de 2,2 metros de largura e 6,3 metros de comprimento. A capacidade de transporte é de até 3 toneladas. 

No geral, esse modelo é encontrado com carroceria tipo de baú e as cargas geralmente são caixas ou embalagens. 

 

O caminhão Toco ou Semipesado é considerado de médio porte e suporta até 6 toneladas de carga, com peso bruto de 16 toneladas e 14 metros de comprimento. A principal característica deste modelo é o eixo simples para suporte da carroceria. 

Este modelo é utilizado para transporte de mudanças, cargas secas ou adaptada como caçamba de areia, pedra e terra. 

 

O caminhão Truck, Pesado ou 6×2 possui o mesmo comprimento do anterior (14 metros), entretanto, conta com eixo duplo na carroceria. 

Para carregar carga maior e proporcionar melhor desempenho, um dos eixos traseiros deve receber a força do motor. 

Com capacidade de até 14 toneladas, o Truck possui peso bruto de 23 toneladas. Devido ao volume, este modelo possui restrições para locomoção nas cidades. 

É utilizado, geralmente, para transporte de cargas secas, aço, engradados, produtos a granel e outros. 

 

Caminhão para cargas pesadas

Do outro lado temos os caminhões para cargas pesadas, os quais não circulam pelas áreas urbanas. Entre os modelos mais comuns, temos o Cavalo Mecânico (Caminhão Extrapesado) e Cavalo Mecânico Trucado (LS). 

O Cavalo Mecânico ou Caminhão Extrapesado é estruturado com cabine de tração com eixo simples e duas rodas, mas é também possível encontrar na versão com 2 e 3 eixos. 

No modelo simples, a capacidade total é de 33 toneladas e chega a 18 metros de comprimento. Já na versão 3 eixos, o volume de carga chega a ultrapassar 40 toneladas. 

Por meio do semirreboque, este modelo pode carregar diferentes cargas, oferecendo flexibilidade de trabalho ao caminhoneiro. 

 

Já o Cavalo Mecânico Trucado ou LS tem o mesmo conceito do modelo anterior, mas o diferencial é o eixo duplo para poder carregar mais peso. Há duas versões: Bitrem e Rodotrem. 

O Bitrem possui dois pares de eixo, chegando a medir quase 20 metros de comprimento e capacidade de volume em até 57 toneladas. 

A versão Rodotrem suporta até 74 toneladas divida em 30 metros de comprimento. 

 

Caminhões: a matriz no transporte de cargas no Brasil

O Brasil possui mais de dois milhões de caminhões registrados junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sendo o transporte rodoviário o meio mais utilizado para o de transporte de cargas. 

E, no primeiro semestre de 2021, o mercado de caminhões apresentou uma crescente de 54,45%, conforme os dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). 

 

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A vida útil dos caminhões é em torno de 10 anos. É natural que com o tempo os veículos apresentem desgastes das peças, necessite de limpeza no sistema interno e tenha algumas falhas, mas estes problemas podem ser retardados

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