Mitos rodeiam a humanidade desde seus primórdios, e isso não é novidade. Antigamente não se tinha exatidão das informações por falta de embasamento científico, bem diferente dos dias atuais. Contudo, ainda hoje temos diversas ideias que nos “assombram” e nos fazem cometer alguns erros quanto ao consumo de combustível.
Hoje nós desmistificaremos cinco mitos sobre o consumo de combustível, então continue a leitura e não caia mais neles!
Ponto morto durante descidas
Vamos começar com uma falácia clássica. Afinal, que brasileiro nunca ouviu isso?
Ir “na banguela” é uma prática até hoje bem comum, mas não se engane: quando engatado, o motor compreende que não é necessária a injeção de combustível naquele momento, diferente do ponto neutro que se abstém dessa conexão, fazendo-o manter a injeção ativa. Então, é mito.
Ar-condicionado versus janelas abertas
Pode parecer uma questão sem fundamento, mas acredite: ambas fazem o consumo de combustível ser maior. Vamos entender melhor essa questão.
Em altas velocidades, a aerodinâmica do carro é afetada ao deixar as janelas abertas – o que influi diretamente na eficiência energética do motor para manter a velocidade. Portanto, usa-se mais combustível para manter esse ritmo.
Por outro lado, o funcionamento do ar-condicionado provém diretamente do motor. Dessa forma, manter esse equipamento ligado dá mais uma função ao seu motor, fazendo-o esquentar e culminando diretamente no aumento do consumo.
Portanto, a “regra” é simples: vidros abertos são melhores para baixas velocidades, enquanto as maiores são preferíveis ao uso do ar-condicionado.
Mitos sobre o desempenho
Combustível aditivado reduz o consumo
A vantagem em relação ao combustível comum está na composição: agentes químicos que promovem limpeza de resíduos do motor.
O que acontece não é que o combustível aditivado te faça economizar no abastecimento, mas sim que a sujeira acumulada no motor causa restrições em sua eficiência – inclusive maior consumo.
Alternar combustíveis nos carros flex
Abastecer os veículos flex com o uso alternado dos combustíveis é mais vantajoso?
Na verdade, esta ideia não faz muito sentido: os carros flex são projetados para lidar com ambos os abastecimentos individualmente ou combinados (em qualquer proporção). A escolha fica por parte do motorista em função de preços, consumo médio ou ainda preferência pessoal.
O que pode acarretar uma visita mais rápida ao posto de combustível é uma má qualidade do combustível inserido em seu veículo. Então, procure empresas de confiança.
Óleos com maior viscosidade diminuem o consumo
Esta é uma dúvida frequente e, por vezes, pouco elucidada. Esse mito surge da ideia de que o óleo de maior viscosidade promove uma proteção mais eficiente e duradoura das peças componentes propulsor.
Grosso modo, quanto mais viscoso o óleo, menor o desempenho das peças no interior dos motores. Isso porque a viscosidade dificulta o deslizamento entre as peças, o que acarreta maior trabalho por parte do motor.
A principal recomendação é seguir o manual do proprietário, pois cada veículo pede uma manutenção diferente, além de exigir óleos com viscosidades distintas.
Não caia nos mitos!
Seja por achismos populares ou vendas feitas de má-fé, os mitos não agregam resultados satisfatórios. Na dúvida, sempre pesquise em fontes confiáveis para garantir maior eficiência de seu veículo e economia de combustível.
Fique atento à qualidade dos produtos que você usa, pois se for de má procedência, pode danificar peças e reduzir a performance do veículo.
E se precisar de óleo diesel, lubrificante ou Arla 32, a Combuluz oferece produtos com qualidade comprovada, garantindo maior desempenho e economia ao seu negócio.
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