Arla 32 contribui em até 40% da performance dos veículos a diesel
Desde 2012, o uso do Arla 32 se tornou obrigatório em caminhões e ônibus que atuam com a tecnologia SCR ou Redução Catalítica Seletiva, na tradução. O propósito é controlar a emissão de gases poluentes por esses veículos.
Um aspecto importante deste reagente que você precisa saber, é que o uso correto do Arla 32 impacta diretamente na performance do veículo e é este assunto que falaremos a seguir. Confira!
O que é o Arla 32?
Agente Redutor Líquido de óxidos de nitrogênio (NOx) Automotivo é a nomenclatura para a sigla ARLA, sendo o número 32 a referência para o nível de concentração da solução de ureia em água desmineralizada.
Este agente atua de modo a colaborar para que os sistemas de catalisação e redução de emissões de poluentes dos veículos trabalhem em pleno funcionamento.
O uso do arla, na prática, é responsável por neutralizar as emissões de óxidos de nitrogênio que provêm da queima do óleo diesel, transformando essas partículas em nitrogênio e água.
Esse processo tem impacto direto na saúde humana, visto que o óxido de nitrogênio provoca danos diversos à respiração pelo seu alto nível de poluição.
A porcentagem de ureia (32,5%) é que promove a reação química na região interna do catalisador, tornando a atuação do arla altamente necessária para os caminhões.
Uso correto do Arla 32 em veículos
É importante começar dizendo que usar o Arla 32 não é suficiente, uma vez que é necessário fazer o uso correto, conforme orientado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva – AEA.
Para usar corretamente o arla, é necessário utilizar em média 1 litro do reagente para cada 20 litros de óleo diesel.
Os veículos com sistema SCR possuem um tanque exclusivo para o arla, normalmente localizado próximo ao tanque do combustível.
No painel do veículo apontará quando for preciso reabastecer a solução. Se em até 48 horas o arla não for colocado, o veículo acabará perdendo até 40% de força, atrapalhando a performance.
Vale considerar que o arla é um produto não inflamável e não oferece riscos de explosão. Em caso de contato com a solução, basta lavar o local com água.
Como comprar o Arla 32 de qualidade e contribuir para a performance do veículo?
Já se sabe que a falta do arla nos caminhões afetam diretamente a performance dos veículos, conforme citamos anteriormente. No entanto, o local de compra da solução também é um fator a ser observado para contribuir no desempenho.
O ideal é que a compra seja realizada num local de confiança e que seja um revendedor autorizado do arla 32.
Quando se usa soluções com qualidade baixa, o catalisador do sistema SCR do veículo pode ser prejudicado, fazendo com que o caminhão pare totalmente de funcionar.
Logo, você deve comprar a solução arla em locais que têm o selo do INMETRO e verificar se o produto está de acordo com a norma ISO 22241.
Empresas como a Combuluz garantem a qualidade do Arla, contribuindo para a melhor performance do seu veículo.
Entre em contato conosco e realize um orçamento. Garantimos entrega ágil, conforme a necessidade do seu negócio!
Veja outros conteúdos relacionados ao tema: