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Sistema de lubrificação: conheça quais são os componentes

Os óleos lubrificantes são de extrema importância para manter o bom funcionamento de motores e equipamentos, evitando falhas e desgastes durante o uso. O sistema de lubrificação existe com a função manter os componentes em funcionamento. Mas, você sabe quais são eles? 

Quando uma peça entra em contato com outra, pode gerar o superaquecimento e desgaste, prejudicando, assim, o veículo. É por isso que lembramos sempre  da importância do uso de lubrificantes de qualidade, pois ele cria uma película que protege estes componentes. 

Quer entender mais sobre como é composto o sistema de lubrificação? Continue a leitura e saiba mais! 

 

COMPONENTES QUE INFLUENCIAM PARA UM SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO ADEQUADO

 

Cada componente possui a devida função para que o sistema de lubrificação funciona de maneira adequada. Enquanto uns controlam a pressão, outros realizam a filtragem de maneira que todas as peças estejam lubrificadas de forma regular. 

  • Bomba de óleo – tem papel fundamental no funcionamento do sistema, ela dá vazão ao lubrificante para percorrer o sistema e lubrificar os componentes móveis do motor. 

O lubrificante é impulsionado para o sistema quando as palhetas começam a movimentar, formando uma hélice, localizadas na parte central do motor. 

 

A bomba possui alguns canais para direcionamento do óleo e uma válvula para alívio de pressão. 

  • Interruptor de pressão de óleo – a queda de pressão pode causar problemas no sistema de lubrificação do motor, por isso, o interruptor é responsável por avisar o motorista que algo não está certo. É emitido um sinal sonoro ou alerta. 
  • Pescador de óleo – está ligado à bomba, que vai até o cárter para coletar o óleo que fica depositado ali. No fim deste componente há um filtro, conhecido também como peneira. 

 

O nível de óleo no cárter é variável, conforme o tamanho do motor. Quanto maior a embarcação, maior o acúmulo de óleo. 

  • Filtro de óleo – esse componente exige a troca constante, recomendado a cada substituição de óleo realizada. Esta ação mantém o bom funcionamento do motor. 

 

Composto de uma válvula reguladora de pressão e um canal interno, o óleo “bruto” chega no papel filtro e sai puro pelo outro canal, sendo impulsionados pela bomba. 

Quando os filtros estão gastos, o óleo sujo acaba contaminando o motor, devido à saturação de eficiência do componente. 

 

REVISÃO DOS COMPONENTES: QUANDO REALIZAR

Raramente os problemas de lubrificação estão relacionados a problemas de fábrica. Não realizar as revisões e trocas nos períodos corretos são as principais causas de falhas no motor. 

O ideal é manter uma rotina de revisão. O recomendado é a cada seis meses ou 10.000 quilômetros, assim, mantêm a segurança do veículo em dia. 

 

QUALIDADE DO LUBRIFICANTE INFLUÊNCIA NO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA

Não adianta nada estar com todos os componentes novos, revisão em dia e utilizar óleos lubrificantes sem procedência. Optar pelo mais barato pode sair caro no final. 

O óleo lubrificante correto e de qualidade influencia diretamente para o bom funcionamento, mantendo o sistema fluído e os componentes protegidos. 

A Combuluz está no mercado de combustíveis há 70 anos e fornece as melhores marcas de óleos lubrificantes para o seu negócio. 

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