Os óleos lubrificantes são de extrema importância para manter o bom funcionamento de motores e equipamentos, evitando falhas e desgastes durante o uso. O sistema de lubrificação existe com a função manter os componentes em funcionamento. Mas, você sabe quais são eles?
Quando uma peça entra em contato com outra, pode gerar o superaquecimento e desgaste, prejudicando, assim, o veículo. É por isso que lembramos sempre da importância do uso de lubrificantes de qualidade, pois ele cria uma película que protege estes componentes.
Quer entender mais sobre como é composto o sistema de lubrificação? Continue a leitura e saiba mais!
COMPONENTES QUE INFLUENCIAM PARA UM SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO ADEQUADO
Cada componente possui a devida função para que o sistema de lubrificação funciona de maneira adequada. Enquanto uns controlam a pressão, outros realizam a filtragem de maneira que todas as peças estejam lubrificadas de forma regular.
- Bomba de óleo – tem papel fundamental no funcionamento do sistema, ela dá vazão ao lubrificante para percorrer o sistema e lubrificar os componentes móveis do motor.
O lubrificante é impulsionado para o sistema quando as palhetas começam a movimentar, formando uma hélice, localizadas na parte central do motor.
A bomba possui alguns canais para direcionamento do óleo e uma válvula para alívio de pressão.
- Interruptor de pressão de óleo – a queda de pressão pode causar problemas no sistema de lubrificação do motor, por isso, o interruptor é responsável por avisar o motorista que algo não está certo. É emitido um sinal sonoro ou alerta.
- Pescador de óleo – está ligado à bomba, que vai até o cárter para coletar o óleo que fica depositado ali. No fim deste componente há um filtro, conhecido também como peneira.
O nível de óleo no cárter é variável, conforme o tamanho do motor. Quanto maior a embarcação, maior o acúmulo de óleo.
- Filtro de óleo – esse componente exige a troca constante, recomendado a cada substituição de óleo realizada. Esta ação mantém o bom funcionamento do motor.
Composto de uma válvula reguladora de pressão e um canal interno, o óleo “bruto” chega no papel filtro e sai puro pelo outro canal, sendo impulsionados pela bomba.
Quando os filtros estão gastos, o óleo sujo acaba contaminando o motor, devido à saturação de eficiência do componente.
REVISÃO DOS COMPONENTES: QUANDO REALIZAR
Raramente os problemas de lubrificação estão relacionados a problemas de fábrica. Não realizar as revisões e trocas nos períodos corretos são as principais causas de falhas no motor.
O ideal é manter uma rotina de revisão. O recomendado é a cada seis meses ou 10.000 quilômetros, assim, mantêm a segurança do veículo em dia.
QUALIDADE DO LUBRIFICANTE INFLUÊNCIA NO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA
Não adianta nada estar com todos os componentes novos, revisão em dia e utilizar óleos lubrificantes sem procedência. Optar pelo mais barato pode sair caro no final.
O óleo lubrificante correto e de qualidade influencia diretamente para o bom funcionamento, mantendo o sistema fluído e os componentes protegidos.
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