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Conheça o Óleo Diesel A, B, biodiesel, diesel verde e HVO

Utilizado há mais de um século, o óleo diesel surgiu com o objetivo de criar uma alternativa mais eficiente e econômica aos motores a vapor e a gasolina da época. Rudolf Diesel, engenheiro alemão, foi o pioneiro na invenção do combustível. 

O motor a diesel logo se tornou popular em aplicações industriais e marítimas, e posteriormente em veículos de transporte, como caminhões e ônibus. A tecnologia continuou a evoluir ao longo dos anos, se tornou uma das principais fontes de energia para o transporte de carga, geração de energia e outras aplicações industriais no mundo.  

Atualmente, o óleo diesel desempenha um papel fundamental na economia global, apesar do crescente interesse em alternativas sustentáveis, como o biodiesel e o diesel renovável, para reduzir as emissões e tornar o setor de transporte aliado do meio ambiente. 

Neste artigo, vamos explorar mais detalhes sobre o que é o diesel e quais as diferentes variações deste combustível popularmente utilizado no mundo. Continue a leitura. 

 

O que é o óleo diesel? 

O óleo diesel é um dos combustíveis mais utilizados em veículos pesados, como caminhões, ônibus, tratores, equipamentos agrícolas e geradores de energia. É uma fonte essencial de energia para diversos setores da economia, contribuindo para o transporte de carga, mobilidade urbana e geração de energia elétrica.

O diesel é obtido a partir do petróleo bruto, uma substância fóssil formada por matéria orgânica decomposta ao longo de milhões de anos. O petróleo é extraído de reservatórios subterrâneos e, após a extração, passa por um processo de refino para separar os diferentes componentes presentes.

A partir do refinamento, é possível obter variações do diesel e outros combustíveis. Ao longo dos anos, o diesel passou por diversas mudanças e aprimoramentos para atender às exigências ambientais. 

 

Os tipos de óleo diesel no mercado 

Atualmente, temos o Diesel A, B, R, biodiesel, diesel verde e HVO. Quer entender mais sobre esse assunto? Então continue a leitura e saiba mais detalhes. 

  • Diesel A – é o diesel convencional, derivado do petróleo bruto por meio de destilação fracionada. Composto principalmente por hidrocarbonetos, é utilizado em motores a diesel, oferecendo alta densidade energética para veículos e equipamentos. As emissões poluentes deste combustível têm impulsionado a busca por alternativas mais sustentáveis, como o Diesel S10 e o biodiesel;
  • Diesel B – o diesel B é uma mistura entre o diesel convencional (Diesel A) e o biodiesel. Essa combinação traz benefícios ambientais, como a redução das emissões de gases poluentes e o uso de fontes de energia renováveis. A utilização é regulamentada por normas em cada país; 
  • Biodiesel – obtido a partir de fontes vegetais, o biodiesel é feito através de óleos vegetais (soja, girassol, canola, entre outros) ou gorduras animais. Este combustível é uma alternativa mais sustentável ao diesel convencional, pois reduz as emissões de gases poluentes. 

O biodiesel é adicionado ao diesel, assim temos o Diesel B. 

Embora seja renovável, o biodiesel possui desvantagens a serem consideradas, como:

  • custo de produção elevado; 
  • matéria–prima que competitiva com o mercado de alimentos; 
  • necessidade de expansão da produção e demanda por mais terras agrícolas;
  • produção requer grandes quantidades de água e outros recursos. 
  • Diesel Verde – o Diesel Verde, também conhecido como HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), é um combustível renovável produzido a partir de fontes vegetais, gorduras animais e resíduos de alimentos. Ele passa por um processo de hidrotratamento para se tornar um combustível com características semelhantes ao diesel convencional (Diesel A). 

 

Com baixa emissão de enxofre e a redução significativa nas emissões de gases poluentes, o diesel verde é uma opção mais limpa e amigável ao meio ambiente. Compatível com motores a diesel convencionais, permitindo a utilização em veículos, máquinas e equipamentos sem a necessidade de modificações. 

Mas, nem todo diesel verde é HVO. O HVO é uma das tecnologias de produção, no entanto, existem outras que podem envolver diferentes processos de transesterificação ou craqueamento de óleos vegetais e gorduras animais.

 

Mercado de biodiesel e diesel renovável – panorama mundial e Brasil 

O mercado de biodiesel e diesel renovável apresentava um crescimento significativo em nível mundial, impulsionado por preocupações ambientais, regulamentações governamentais e a busca por fontes de energia mais limpas e sustentáveis. 

No cenário global, diversos países têm buscado aumentar a produção e o consumo de biodiesel e diesel renovável como parte das estratégias de redução das emissões de gases de efeito estufa e combate às mudanças climáticas. 

O Brasil tem se tornado um dos grandes incentivadores e produtores de biodiesel, com políticas de regulamentação, leilões e busca de estratégias para implementar melhorias aos setor de combustíveis. 

 

Efeitos negativos do biodiesel e diesel renovável aos veículos

O biodiesel e o diesel renovável podem trazer alguns problemas específicos quando utilizados em alguns motores a diesel. Os problemas incluem:

  • incompatibilidade com motores mais antigos;
  • danificar materiais de vedação e componentes plásticos
  • formação de gomas e sedimentos no filtro. 

Isso acontece porque os motores e componentes destes veículos, ainda não estão preparados para a utilização deste tipo de diesel, por isso, também é necessária uma mobilização do mercado de automóveis, assim como já vem acontecendo desde 2012, com a obrigação do Arla 32 em veículos com sistema SCR. 

As regulamentações governamentais desempenham um papel importante na garantia da qualidade e segurança desses combustíveis, além de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de soluções mais amigáveis aos motores. 

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