Desde abril de 2023, o teor de biodiesel misturado ao diesel aumentou para 12%. Até 2026, a mistura deve ser de 16%, de forma progressiva. Anteriormente, esse percentual era de 10%. A decisão foi tomada em reunião pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com a presença do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A medida deve cair sobre o consumidor final, que deverá pagar mais caro no preço do diesel na bomba. A previsão é que haja aumento de R$ 0,02, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Com a decisão, a adição do biodiesel ao diesel deve aumentar 1% ao ano, da seguinte maneira:
- abril de 2023 – 12%;
- abril de 2024 – 13%;
- abril de 2025 – 14%;
- abril de 2026 – 15%.
Biodiesel: uso obrigatório desde 2008 no Brasil
Desde 2008, o biodiesel está presente no diesel comercializado no Brasil. Na época, a mistura era apenas de 2% e que aumenta gradualmente.
Para produzir o biodiesel, o óleo retirado da matéria-prima vegetal é misturado com outros elementos químicos até chegar no óleo filtrado. Óleo de girassol, de amendoim, de algodão, de soja e outros são utilizados na produção.
Atualmente, 70% da produção brasileira é feita com óleo de soja, 20% com gorduras animais e o restante das plantas.
Por que usar biodiesel misturado ao diesel?
A mistura do biodiesel ao diesel surgiu para reduzir as emissões de gases poluentes prejudiciais ao meio ambiente e à saúde da população.
Para a economia, o biodiesel possibilita melhor aproveitamento da agricultura, com aumento da renda do agronegócio para produtos de pequeno porte, agricultores familiares e grandes produtores.
Cuidados necessários com o aumento do biodiesel
Apesar de todas as vantagens citadas acima, a produção do biodiesel sai mais cara que o diesel comum e exige cuidados para que não haja a degradação do combustível.
O biodiesel é altamente contaminável e tem umidade maior, por isso, exige uma maior atenção no manuseio e armazenamento. Para garantir a qualidade do combustível, é importante seguir as recomendações:
- drenagem de tanques – realize a drenagem semanalmente dos tanques e utilize bomba de drenagem para retirar a água do fundo;
- combustível parado – evite deixar o combustível parado no tanque ou nos reservatórios por longos períodos;
- tanque com baixo nível – o baixo nível de combustível no tanque aumenta a formação de água e borra no tanque, mantenha sempre abastecido;
- cuidado com manuseio – utilize bombas e filtros, sempre limpos para evitar a contaminação;
- adquira diesel de qualidade – ao adquirir combustível de qualidade, você garante que as normas técnicas e de segurança foram seguidas desde a origem.
Compre diesel com que entende do assunto – Combuluz
A Combuluz está há 70 anos no mercado de combustíveis e fornece óleo diesel com qualidade comprovada, com certificação ISO 9001, que garante a melhoria contínua dos serviços prestados.
Nossa frota de caminhões modernos e logística inteligente, permite atender os consumidores de maneira ágil e segura em toda a região da Grande São Paulo.
Pare de se preocupar com deslocamentos. Nós levamos o diesel até você no volume que o seu negócio precisa. Abastecemos empresas, indústrias, geradores, propriedades rurais, frotas, construtoras e condomínios.
Fale com nossa equipe de vendas e peça agora o combustível que move a sua empresa.