Central de atendimento

Balanço: cenário do óleo diesel no Brasil em 2021

De forma geral, o óleo diesel no Brasil tem uma variedade de aplicações nos setores rodoviário e industrial, contribuindo para o funcionamento de carros, ônibus, caminhões, máquinas e geradores. Isso sem contar as embarcações que também fazem uso desse combustível. 

Conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o volume de consumo de óleo diesel em 2021 é considerado o mais alto da história, totalizando 46,45 bilhões de litros no acumulado de janeiro a setembro. 

Estima-se que o crescimento no consumo de diesel foi 9,7% maior se comparado com o mesmo período de 2020. Este resultado é reflexo da baixa competitividade do etanol e resposta ao valor do mercado externo.  

 

ALTA PROCURA POR DIESEL

No Brasil, o diesel foi o combustível com maior elevação de valor no ano passado, segundo a ANP. Entretanto, os preços praticados no país ainda são menores se comparados ao nível mundial. 

O baixo custo do combustível fez com que a demanda do mercado interno aumentasse os pedidos para a Petrobras, que precisou operar acima da capacidade em novembro de 2021 e ainda assim não conseguiu atender todos os pedidos das distribuidoras. O mercado teve que recorrer ao óleo diesel importado, que neste período se encontrava mais caro que o produzido pela estatal brasileira. 

A ANP afirma que o diesel no Brasil está abaixo da paridade internacional e monitora o mercado. A Petrobras deve equiparar os preços dos combustíveis ao mercado global, de maneira que evite o repasse imediato internamente. 

 

TEOR DE BIODIESEL REDUZ DE 12 PARA 10%

O óleo diesel é derivado do petróleo, portanto, é um combustível fóssil.  A composição principal são hidrocarbonetos, mas também encontram-se pequenas parcelas de nitrogênio, oxigênio e enxofre. 

Acontece que, pela alta dependência do petróleo para a matriz energética brasileira e também pela necessidade de combustíveis mais limpos e menos poluentes, o governo passou a procurar alternativas renováveis ao óleo diesel. Os avanços tecnológicos permitiram soluções como o biocombustível

Originado de óleos animais e vegetais, o biodiesel é renovável e biodegradável, assim, favorecendo o meio ambiente. Por oferecer diversos benefícios, em 2005 o uso era facultativo, mas desde 2008 a mistura é obrigatória do biodiesel no óleo diesel, que aumentou gradualmente a porcentagem até 2020. O uso do biodiesel, porém, gera o risco de formação de borra, que pode entupir o sistema de injeção do caminhão e danificar o motor.

Em 2021, houve um amplo debate sobre o percentual ideal do biocombustível no óleo diesel, levando-se em conta fatores ambientais, a qualidade e os riscos de seu uso, assim como sua contribuição no custo do combustível. Para 2022, a porcentagem do biodiesel foi reduzida de 12 para 10% após o presidente Jair Bolsonaro aprovar uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A decisão visa proteger os interesses do consumidor quanta à qualidade e preço dos produtos, explicou o Governo Federal na época.

 

QUALIDADE DO DIESEL REDUZ CUSTOS

Não é segredo que a qualidade do diesel influencia diretamente na produtividade e vida útil dos veículos e equipamentos. Isso acontece porque o combustível segue especificações regulamentadas pela ANP, quem fiscaliza os combustíveis. Mas, cuidado, pois há produto pirata em todo o lugar. 

A Combuluz atua há quase 70 anos no mercado de combustíveis, TRR autorizada e certificada pela ANP, fornecendo soluções em Óleo Diesel, Arla 32, Lubrificantes e Graxas, como foco na performance de nossos clientes. 

Com entregas fracionadas ou lacradas, garantimos atendimento rápido e personalizado, adequado às necessidades de cada negócio.

Outros Artigos do Blog