A temperatura ideal do motor dos veículos é mantida por meio do sistema de arrefecimento, de maneira que impeça o superaquecimento. No caso dos motores a diesel, o ideal é que o motor opere entre 85ºC a 95ºC.
O superaquecimento do motor pode acarretar uma série de problemas, como desgaste de peças, redução de desempenho, curto tempo de vida útil e risco de erros irreparáveis ao motor.
Continue a leitura e saiba mais detalhes sobre como o superaquecimento pode acontecer e quais medidas tomar para resolver essa situação.
Conheça os tipos de motores a diesel
O diesel é utilizado para a geração de energia em diversos segmentos e, para cada área, há um tipo de motor específico. Conheça os motores a diesel:
- Estacionários – geradores, bombas, equipamentos em constante rotação e máquinas de solda, por exemplo;
- Industriais – máquinas específicas na construção civil, como carregadeiras, guindastes, pistões e outros;
- Veiculares – específico para transporte de cargas ou pessoas, como caminhões e ônibus;
- Marítimos – voltado para barcos e máquinas navais.
Sistema de arrefecimento x superaquecimento
O sistema de arrefecimento é o principal responsável pelo controle da temperatura do motor. Ele é composto pelo radiador, bomba d’água, válvula termostática, sensores de temperatura, mangueiras e vaso expansor.
O superaquecimento pode acontecer pela falta de manutenção, em que, o acúmulo de resíduos pode danificar peças que controlam o calor do motor, podendo operar acima de 100ºC, o que é considerado acima do ideal.
Além disso, o consumo de combustível tende a aumentar e surgir a emissão de fumaça preta. Fique atento aos sinais do veículo.
Saiba identificar as possíveis causas do superaquecimento
Um elemento básico a ser verificado é em relação ao equilíbrio dos líquidos do motor, ou seja, checar os níveis de água e óleo lubrificante.
Sem a circulação da água, não há resfriamento nas válvulas e engrenagens. Já a falta do lubrificante gera atrito entre as peças, aquecendo ainda mais o motor. Cerca de 60% do óleo é para manter a temperatura adequada; os outros 40% é para os componentes.
É essencial estar atento também à válvula termostática, pois é este mecanismo que identifica a temperatura correta. Na prática, quando o calor aumenta, ela libera um fluido para manter o estado ideal.
Quando a válvula termostática apresenta problemas, ela pode impedir a passagem dos fluídos, mesmo em altas temperaturas, resultando no superaquecimento do motor.
A Bomba de água e as mangueiras são responsáveis pela circulação do fluído por todo o sistema, o mau funcionamento destas, pode acarretar vazamentos e aumento de temperatura.
Como citado anteriormente, a falta de manutenção pode acarretar problemas, como é o caso do radiador. As impurezas filtradas pelo componente podem prejudicar a troca de calor entre o fluído e o ar, por isso, é importante manter a limpeza regular ou troca, quando necessário.
Responsável por diminuir o atrito e desgaste das peças internas do motor, o óleo lubrificante é fundamental para manter o resfriamento. Por isso, é fundamental utilizar o produto conforme as especificações do fabricante e, sempre, optar por qualidade na hora da compra.
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