Adquirir combustível para fazer com que um gerador funcione não é uma coisa simples. É preciso ficar de olho na qualidade do óleo diesel comprado, para que este não cause danos ao equipamento.
O óleo diesel precisa também estar em conformidade com a legislação brasileira, que tem como principal objetivo reduzir os problemas que este combustível pode causar ao meio ambiente e à saúde humana.
Gerador elétrico
Um gerador elétrico é um equipamento que transforma algum tipo de energia (mecânica, química ou solar) em energia elétrica. Ele é usado para suprir a falta de energia em algum local, tanto como fonte principal quanto como fonte complementar. O gerador é indicado principalmente para locais que não podem ficar sem energia elétrica, independentemente do tempo que for, como hospitais, laboratórios de pesquisa, frigoríficos, supermercados e outros.
Em condomínios e hotéis, é empregado para aumentar o conforto dos moradores e hóspedes quando há queda de energia, evitando o uso de escadas. É também muito utilizado em locais nos quais não há infraestrutura elétrica, como em obras, localidades rurais, eventos e outros.
Existem geradores que usam como combustível a gasolina. No entanto, na maioria dos casos, são utilizados os que se alimentam de óleo diesel.
Óleo diesel
No Brasil, devido às preocupações ambientais, o óleo diesel é produzido unindo-se ao diesel mineral, como o biodiesel. Esta mistura é chamada diesel B, que é de uso obrigatório. Além disso, existe a obrigação, estabelecida por lei, da redução do enxofre naturalmente presente no óleo diesel, de acordo com a Resolução 50 da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que foi criada em 2013. Ela é válida para o óleo diesel usado em veículos.
Ao incluir o biodiesel, o diesel fica com maior capacidade de absorver água do ar e também uma maior disposição para formar microrganismos, favorecendo a formação de borra e depósitos sólidos, que entopem filtros e podem causar corrosão metálica.
O enxofre possui a capacidade de destruir estes microrganismos, pois é um biocida natural. No entanto, com sua quantidade reduzida na mistura entre biodiesel e diesel mineral, a vida útil do diesel B é reduzida. Desta forma, não é recomendável estocar o diesel por muito tempo nos tanques dos geradores para não causar danos aos mesmos.
Tipos de óleo diesel para geradores
Existem alguns tipos diferentes de óleo diesel que podem ser utilizados nos geradores de energia elétrica. São eles:
- Óleo diesel B S10
- Óleo diesel B S500
Eles são definidos pela quantidade de enxofre em sua composição. Quanto menor o número, menor a fração. Desta forma, por exemplo, o diesel B S10 possui 10 ppm de enxofre – sendo que ppm significa partícula por milhão. O diesel B S10 também possui maior índice de cetano (48 contra 42 do S500), o que pode apresentar uma discreta melhora de desempenho do motor abastecido com esse combustível.
Os motores utilizados em geradores não são regulados em quesitos de emissões pela Resolução 50/2013 da ANP, que abrange apenas os motores a diesel de veículos automotores. Sendo assim, para identificar qual é o óleo diesel recomendado para o seu gerador, é importante consultar o manual de instruções do mesmo. Caso não encontre esta informação, entre em contato com o fabricante ou com a empresa de manutenção do equipamento e verifique qual tipo de óleo é recomendado.
Motores mais antigos podem rodar tanto com óleo diesel B S500 como o B S10, enquanto motores mais novos devem rodar com o diesel S10.
Cuidados com geradores
Para garantir que o gerador funcione a qualquer momento, é preciso alguns cuidados. Citaremos alguns:
- Fazer testes periódicos com o gerador, ligando-o preferencialmente toda semana;
- Não deixar o combustível estocado por longos períodos;
- Drenar o tanque do óleo diesel semanalmente para evitar o acúmulo de água.
Quer saber mais sobre este e outros assuntos ligados ao petróleo e aos seus derivados? Então não deixe de acessar o nosso site e conferir novidades e informações úteis!