Todos os anos, os moradores e as empresas da grande São Paulo se preparam para o inevitável que sempre ocorre entre os meses de dezembro a fevereiro: fortes temporais seguidos de quedas de energia.
Em 2021, em São Paulo, 45% das áreas ultrapassaram o tempo que poderiam ficar sem energia elétrica. Há um teto de quanto tempo os consumidores precisam esperar até que seja restabelecida, no entanto, varia de região para região e concessionária.
Na Zona Sul, o limite estabelecido é de 13 horas. Já na Zona Leste, a espera deve ser de no máximo 5 horas. Na Zona Oeste o tempo determinado é de 4 horas. Esses limites são estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Apesar do tempo limite para restabelecer, na maioria das vezes, ele não é cumprido. Imagine seu negócio ficar mais de 24 horas sem energia? Um grande prejuízo!
Quer saber quais os principais problemas causados pela queda de energia elétrica e como é possível evitar? Continue a leitura.
A distribuição de energia elétrica em São Paulo
O Estado de São Paulo conta com 5 grupos de empresas responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica ao consumidor.
São Paulo é o maior mercado de distribuição de energia do Brasil, com mais de 18.6 milhões de consumidores no Estado, que utilizam cerca de 11 milhões de MWh/mês.
Na capital, há um total de 112 grupos de consumidores e ao longo dos dois últimos anos, mais da metade ficaram mais no escuro do que o limite estabelecido pela Aneel.
Problemas da queda de rede elétrica para o seu negócio
A queda de energia pode ocorrer por diversos motivos, como sobrecarga do sistema, queda de poste, falha em transformador ou na rede elétrica. Mas, entre os meses de dezembro a fevereiro, São Paulo é marcado por fortes chuvas e tempestades, que sempre levam à interrupção de energia e aí começam os problemas.
- Queima de equipamentos – o desligamento repentino dos aparelhos causado pela interrupção de energia faz com que a tensão caia de uma vez, o que pode dar falha em sistemas, perda de dados ou a queima total dos equipamentos;
- Redução na produtividade – basicamente, quase todos os trabalhos precisam de energia para funcionar, seja para operar uma máquina da indústria ou um computador no escritório. A interrupção de energia afeta o trabalho dos funcionários, reduz a produção e aumenta o prejuízo;
- Produção e fabricação prejudicadas – alguns procedimentos podem ficar totalmente inoperantes na produção e fábricas. O prejuízo vai além do financeiro, uma vez que estes lugares trabalham com prazos de entrega e, se não resolvido a tempo, pode virar uma bola de neve;
- Gastos além do previsto – se a queda de energia afeta a produtividade, produção e a queima de aparelhos, o gasto irá extrapolar o orçamento.
Mantenha a produtividade mesmo com quedas de energia
Há diversos outros problemas que a queda de energia pode causar, a lista é extensa. Por isso, a melhor maneira é prevenir para não passar por essas situações. A melhor maneira de fazer isso é analisar se vale o investimento em um gerador de energia para o seu negócio.
O gerador de energia serve para dar um suporte à rede elétrica da sua empresa, assim, o equipamento garante a produtividade. Em indústrias, shoppings, condomínios, hospitais e outros segmentos é comum ter este equipamento.
Aqui você pode descobrir qual é o melhor gerador: diesel ou gasolina?
Abastecemos o seu gerador a diesel
A Combuluz é uma empresa TRR especializada no abastecimento de grupo de geradores em toda a Grande São Paulo. Consolidada há 70 anos, fornecemos o diesel que move o seu negócio.
Possuímos uma frota de veículos com volume adequado para o abastecimento do seu gerador a diesel, além de uma equipe de motoristas altamente capacitados.
Entre em contato com nosso time de vendas e faça um orçamento para o seu negócio.