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O que é o Arla 32?

O que é o Arla 32?

Desde janeiro de 2012, o PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) entrou em sua fase P7, com uma legislação equivalente à norma Euro 5. Seu objetivo é reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio e materiais particulados.

Para se adequar a estas novas restrições, boa parte dos caminhões e ônibus fabricados a partir de 2012 passaram a utilizar o ARLA 32. Nesta matéria, explicamos o que é este reagente e sua utilização nos veículos movidos à óleo diesel.. 

As tecnologias EGR e SCR

Visando a redução de emissão de poluentes para se enquadrar nos níveis de emissões estipulados pelo PROCONVE P7 – Euro 5, as montadoras desenvolveram duas tecnologias para o sistema de escape dos veículos movidos a diesel –  o EGR e o SCR.

O sistema EGR – Recirculação de Gases de exaustão – reduz a emissão de NOx por meio da diminuição da temperatura interna da câmara de combustão, ao promover a recirculação de parte dos gases de escape. 

Enquanto isso, o Sistema de Redução Catalítica – SCR faz a conversão química dos óxidos de nitrogênio em água e nitrogênio. Para que esta reação ocorra, é pulverizado no catalisador um reagente, o Arla 32. Este sistema é considerado mais eficaz do que o EGR e por isso, mais amplamente utilizado nos veículos movidos à óleo diesel

O Arla 32

O Agente Redutor Líquido de óxidos de nitrogênio Automotivo ou Arla 32 é uma solução composta por uma mistura de 32,5% de ureia técnica, também chamada de uréia de alta pureza, e água desmineralizada. 

Por suas características químicas, o Arla 32 é um produto incolor e sem cheiro. Além disso, é um produto bastante seguro e que não oferece riscos à saúde humana, por ser uma solução não tóxica, não inflamável e não explosiva.  

É importante destacar que o Arla 32 não pode ser produzido utilizando qualquer tipo de uréia ou água que não seja desmineralizada. Um produto fora de especificação pode trazer danos ao veículo e ainda ser passível de autuações ambientais. 

A funcionalidade

O Arla 32 age como um redutor dos gases poluentes emitidos pela queima do diesel nos motores a combustão.

Sua composição química converte as partículas de óxido de nitrogênio (NOx) em nitrogênio e água. Com isso, ocorre uma redução de até 95% das emissões de óxido de nitrogênio, uma substância extremamente poluente. No meio ambiente, ele atrapalha a realização da fotossíntese pelas folhas das plantas, já nos seres humanos pode causar edemas pulmonares e levar à morte por asfixia.

Utilização do Arla 32

A utilização correta do Arla 32 é fundamental para que esse reagente posso atingir todo o seu potencial como redutor de poluentes. 

Primeiramente, é importante destacar que o Arla 32 possui um reservatório próprio nos veículos com o sistema SCR, para que o reagente possa ser pulverizado no catalisador. O Arla 32 não deve ser misturado ao óleo diesel em hipótese alguma, pois contamina o combustível e causa danos ao motor. 

O consumo estimado de Arla 32 é de cerca de 5% em relação ao consumo de óleo diesel. Ou seja, para cada 20 litros de óleo diesel é esperado que seja utilizado 1 litro do reagente. 

O reabastecimento deve ser realizado sempre que os indicadores no painel mostrarem uma baixa quantidade de Arla 32 no reservatório pois, na falta do reagente, o veículo começará a perder potência, podendo chegar a 40% da sua capacidade.

Em média, o tanque de reagente é suficiente para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio de 3 a 4 tanques de óleo diesel.

É importante abastecer com produtos que tenham a certificação de qualidade do INMETRO e que tenham sido fabricados de acordo com as normas vigentes. Assim, garante-se a qualidade do produto e a preservação do veículo. 

O Arla 32 é um produto que você encontra aqui, em nosso site. Entre em contato com a nossa equipe para fazer um orçamento e descobrir como a Combuluz Unipetro pode ajudar o seu negócio.

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