O óleo lubrificante industrial é um fluido fundamental para garantir a durabilidade e performance dos maquinários. Quando escolhidos e aplicados corretamente, minimizam os danos causados por altas temperaturas, corrosão e atritos.
Devido a sua importância, a lubrificação dos equipamentos é algo que deve ser constantemente monitorada e sua manutenção deve ser planejada e executada cuidadosamente.
Outro aspecto essencial é entender mais sobre os tipos de lubrificantes industriais, pois isso possibilita escolher o melhor produto para cada indústria, atividade ou equipamento. Isso colabora para um maior aproveitamento dos recursos, aumenta a vida útil das máquinas e a produtividade.
Para entender mais sobre a importância do lubrificante industrial e descobrir como identificar o mais adequado para o maquinário da sua empresa, continue a leitura!
A importância do lubrificante industrial
O lubrificante industrial é uma substância que, quando aplicada entre duas superfícies – uma fixa e uma móvel ou duas superfícies móveis – é capaz de formar uma película protetora. Essa camada tem a função de reduzir o atrito entre as superfícies em contato.
Além de reduzir atritos, desempenhar a função de vedação e ser transmissor de forças entre as diversas partes móveis, os lubrificantes também regulam as trocas de calor entre os materiais (refrigeração), diminuem vibrações e ruídos, previnem oxidação e corrosão, e limpam engrenagens.
Todas as finalidades desse fluido o tornam indispensável para o bom funcionamento de máquinas e equipamentos industriais.
Confira outros benefícios alcançados com o uso correto dos lubrificantes:
- Redução de custos – reduz o estresse causado nos componentes das máquinas e equipamentos em operação, que apresentam menos defeitos. Dessa forma, podem ser utilizados por mais tempo, reduzindo os gastos com trocas;
- Aumento de produtividade – a lubrificação industrial permite que as máquinas trabalhem por períodos mais longos;
- Máquinas mais seguras – equipamentos com lubrificação correta e manutenção adequada operam com mais segurança, o que reduz os riscos de acidentes de trabalho;
- Aumento de rentabilidade – todos os fatores acima somados representam um aumento significativo na rentabilidade.
Como escolher o lubrificante industrial mais adequado?
A lubrificação é fundamental para a eficiência de uma indústria. Quando realizada de maneira errada, pode acarretar danos às máquinas e prejuízos para a empresa.
Máquinas e equipamentos sempre contém manuais do fabricante com orientações precisas para uso e manutenção mais adequados. Com base nessas instruções, e nos dados sobre a eficiência coletados pelo time de manutenção, é possível elaborar um plano de lubrificação apropriado às necessidades da empresa.
Escolher lubrificantes de qualidade e que atendam as especificações da máquina é primordial. Outro ponto importante é cuidar e avaliar regularmente os materiais que ficam estocados.
A equipe responsável pela manutenção deve estar atenta às condições de lubrificação e aos sinais apresentados pelas máquinas e equipamentos. Identificar fatores que indicam uma atuação incomum pode evitar danos mais críticos e maiores prejuízos.
Para escolher o lubrificante correto, é preciso levar em conta dois pontos: aspectos técnicos e financeiros.
- Aspectos técnicos
É imprescindível que seja estabelecido um padrão mínimo de qualidade de referência. Mesmo que haja corte de custos, é preciso pensar nos efeitos dessa ação a médio e longo prazo. Produtos sem procedência podem causar aumento no número de manutenções e máquinas paradas sempre significam diminuição na produtividade e prejuízos.
Outro aspecto importante diz respeito à facilidade de troca e descarte. No caso de óleos que não sejam biodegradáveis, o custo do descarte pode ser elevado, o que anula uma eventual economia inicial.
Considerar a recomendação do fabricante é um fator que prolonga a vida útil do equipamento, influenciando diretamente na qualidade, durabilidade e confiabilidade.
- Aspectos financeiros
Buscar a melhor relação custo-benefício é sempre o melhor caminho. O planejamento estratégico deve levar em conta a segurança e os padrões mínimos de qualidade.
Conclusão
Agora que você já sabe mais sobre a importância da lubrificação correta das máquinas e equipamentos industriais, e dos aspectos que devem ser levados em conta ao escolher o melhor produto para a sua indústria, será mais fácil tomar decisões e negociar com fornecedores.
Além disso, você está contribuindo diretamente para a produtividade e rentabilidade da sua empresa, como também para a segurança dos seus colaboradores.
Veja outros assuntos relacionados ao tema: