Ainda hoje, o petróleo é uma das fontes de energia mais usadas em todo o mundo. Ele, é um combustível fóssil, que tem capacidade de gerar variados subprodutos que também são muito consumidos pela humanidade.
Petróleo
O petróleo, uma substância oleosa de densidade inferior à da água, muito inflamável e encontrado em formações geológicas abaixo da superfície. Ele passou a ser explorado comercialmente a partir de meados do século XIX, apesar de já ser conhecido há milhares de anos. O seu uso cresceu em larga escala com o aumento de demanda de combustível para iluminação e posteriormente como combustível para motores movidos à gasolina ou a óleo diesel.
Durante a década de 1970, o óleo era o carro chefe da economia, correspondendo a quase 50% do consumo de energia mundial.
Hoje, diversas fontes de energia alternativas estão sendo pesquisadas e utilizadas. Mesmo assim, o combustível em questão continua sendo como uma das fontes de energia mais utilizadas em todo o mundo.
Origens
O óleo tem origem na decomposição de matéria orgânica, especialmente dos plânctons. Bactérias presentes em ambientes com baixo teor de oxigênio decompõem o material, que se acumula nas camadas do subsolo em bacias sedimentares do assoalho oceânico, fundo dos mares e de lagos, em condições de pressão específicas.
Com o tempo, os depósitos passam por inúmeras modificações que fazem com que se transformem em uma substância oleosa, conhecida como petróleo.
Histórico do petróleo no mundo
O seu uso está relacionado com os primórdios da civilização. Os povos da China, Oriente Médio, Mesopotâmia e Egito, tiveram contato com o combustível anteriormente. Eles o utilizavam na forma de betume para realizar lubrificação, como asfalto para pavimentar ruas, fins bélicos e de iluminação.
Em meados do século XIX, nasceu a indústria petrolífera. Nesse período, foi criado o processo de refino do petróleo na Escócia. Na época, o Azerbaijão era o maior produtor do combustível no mundo. A sua produção era de 50% da produção mundial.
Nas Américas, o petróleo foi encontrado primeiramente no Canadá. Durante o ano de 1859, foi iniciada a produção nos Estados Unidos. Ela se deu através de um poço de 21 metros, que foi perfurado na Pensilvânia. na mesma época, alguns poços começaram a ser explorados na Europa.
Até meados do século XX, os Estados Unidos eram os maiores produtores do combustível do Mundo, sendo ultrapassado pela Rússia e Arábia Saudita após os anos 70. Os três países continuam como líderes da produção mundial de petróleo, alternando suas posições no ranking a cada ano.
Na década de 1960, foi criada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), originalmente formada por Arábia Saudita, Kuwait, Irã, Iraque e Venezuela. Atualmente, 13 países fazem parte da organização, correspondendo a cerca de 44% da produção e 81,5% das reservas mundiais.
A organização foi criada com a intenção de fortalecer os países produtores perante o mercado consumidor. A OPEP atua controlando a oferta de petróleo, assim como seus preços, o que traz grandes impactos na economia mundial. Em 1973, a OPEP reduziu a oferta e determinou um embargo aos países que apoiavam Israel na Guerra do Yom Kippur, o que gerou a crise do petróleo e elevou o preço do produto em mais de 400%.
A importância do petróleo na matriz energética e na economia mundial faz com que ele seja fonte de diversas tensões políticas e conflitos militares na história. Seus efeitos no meio ambiente também impulsiona políticas públicas para emissões e proteção ambiental.
O petróleo no Brasil
No Brasil, foi encontrado petróleo em Salvador em 1939. Neste ano, foi também criado o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), durante o governo Getúlio Vargas, para regulamentar a indústria e o mercado petrolífero no Brasil. Depois de dois anos, foi encontrado um depósito que possuía viabilidade econômica suficiente para a extração na Bahia.
Foi após a Segunda Guerra Mundial que se iniciou uma ampla discussão no país sobre a nacionalização da produção do combustível. Com o lema “O petróleo é nosso”, esse movimento fez com que, em 1953, fosse criada a Petrobrás, instituindo o monopólio estatal da exploração de petróleo no Brasil. O monopólio só foi quebrado em 1997, com a aprovação da lei do petróleo e criação da Agência Nacional do Petróleo,
Em 2006, foi anunciada a descoberta do pré-sal brasileiro, que é um campo de petróleo localizado debaixo da espessa camada de sal no fundo do mar. A sua exploração se deu a partir de 2010.
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor sobre as questões da produção de petróleo no mundo. Continue em nosso blog para ter mais informações sobre o mercado de petróleo e de seus derivados. Para tirar dúvidas, entre contato conosco.