Quem trabalha no transporte de carga já ouviu falar do Proconve, uma norma que exige a redução das emissões de gases poluentes nos veículos de transporte.
Desde o dia 1º de 2023, o país entrou em uma nova era de caminhões devida a fase 8 do Proconve. A partir de agora, estes veículos que saem da concessionária devem estar adequados ao P8, que atende níveis mais rigorosos quanto à emissão de gases.
A homologação de novos veículos começou em janeiro de 2022, sendo obrigatório desde o início deste ano para que caminhões e ônibus tenham dois sistemas de redução de poluentes.
Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura, pois vamos esclarecer todas as suas dúvidas.
O que é o Proconve?
Proconve é a sigla para Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores. Esta é uma iniciativa do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). O foco é, por meio da legislação, garantir que haja redução de poluentes por todos os veículos, liberados durante a queima do combustível.
O Proconve foi criado e 1986 e, desde então, o programa passa por diferentes fases de implementação. Desde então, 98% das emissões poluentes foram reduzidas.
Proconve: Fase P8
Destinado aos veículos de carga e passageiros de uso rodoviário equipados com motores de ignição por compressão ou centelha, foi criada a resolução nº490 do Conama, em novembro de 2018.
Baseado nas normas Euro, programa utilizado nos países europeus, a fase P8 é próxima da equivalente da Euro 6, que exige que veículos com motores diesel tenham dois sistemas de redução de poluentes:
- Redução Catalítica Seletiva (SCR) – desde 2012: desenvolvido para converter os gases nocivos em vapores inofensivos ao meio ambiente e à saúde;
- Recirculação de Gases da Exaustão (EGR) – permite que apenas parte da fumaça preta de caminhões e ônibus sejam emitidas no ar. Aliado ao catalisador e filtro, a emissão de gases atinge o nível de oxigênio exigido.
O EGR fica localizado no sistema de escape do motor e permite que parte do ar que sai da câmara do motor após o processo de combustão, retorne ao motor para iniciar um novo processo de queima.
Portanto, o EGR evita a grande produção de Nox, eliminado pelo sistema SCR aliado ao uso de Arla 32.
A expectativa é que, daqui a 30 anos com a implementação do P8, as emissões dos veículos pesados reduzam em até 130 mil toneladas de partículas inaláveis, 110 mil toneladas de carbono negro, 12 milhões de toneladas de óxido de nitrogênio, 2.7 milhões de toneladas de monóxido de carbono e 24 milhões de hidrocarbonetos.
Uniarla – evite até 98% das emissões de NOx
O Uniarla, Arla 32 de fabricação própria do Grupo Unipetro, é um reagente usado junto com o SCR para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) presente nos gases de escape dos veículos a diesel.
A composição do Uniarla é 32,5% ureia pura diluída e água desmineralizada, testada e aprovada pelos órgãos regulamentadores.
O uso deste reagente surgiu para atender às emissões da fase P7 do Proconve. Não oferece risco para a saúde, é econômico e contribui para a preservação do meio ambiente.
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