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Dicas para a manutenção de caminhões

O que é o Arla 32?

A manutenção preventiva é fundamental para evitar problemas com o veículo. No caso de caminhões, ela pode ainda prevenir problemas com o transporte de mercadorias.

Neste artigo abordaremos detalhes importantes e dicas na hora de fazer a manutenção de caminhões e manter a sua frota segura.

Manutenção corretiva, preditiva e preventiva

Existem três tipos de manutenção que devem ser efetuadas dependendo das condições do veículo. Uma delas é a manutenção corretiva. Ela tem por finalidade corrigir problemas pré-existentes. Esse tipo de reparo é emergencial e poderia ser evitado por uma revisão periódica.

Há também a manutenção preventiva, que deve ser efetuada quando as peças do caminhão sofreram algum desgaste, algo que ocorre naturalmente. Esse tipo de manutenção também deve ser feito quando alguma peça está quebrada.

O terceiro tipo é a manutenção preditiva, na qual é feito um monitoramento integral das condições e desempenho do veículo, por meio de recursos como rastreadores e câmeras termográficas, para corrigir o que for necessário.

A seguir, listamos como verificar se há algum problema em algum componente do veículo.

Óleo do motor, freios, suspensão, escapamento, sistema elétrico

Para avaliar o óleo de motor é necessário conferir o nível pela vareta. É preciso também checar se o óleo está com borras ou detritos metálicos, o que pode indicar problemas no motor. Portanto, a troca deve ser feita em conformidade com as orientações da montadora ou do fabricante.

Com relação aos freios, deve-se verificar a drenagem de água acumulada entre os balões de ar. É importante também checar se as lonas sofreram algum tipo de desgaste. Caso seja necessário fazer a troca das lonas, as molas também devem ser substituídas.

Tratando-se do sistema de frenagem, não se pode esquecer de verificar a situação dos tambores e das sapatas do freio. Caso o veículo possua um sistema ABS, também é necessário assegurar que seu funcionamento está adequado.

O sistema de suspensão deve ser conferido por completo para averiguar se peças como molas, batentes, bandejas e barra estabilizadora apresentam problemas.

No escapamento deve-se verificar a presença de fluídos ou sujeiras que possam afetar o desempenho do caminhão.

Além disso, ao vistoriar o sistema elétrico, é preciso assegurar que os cabos, terminais e a bateria não estão oxidados.

Fluidos, pneus, filtros, palhetas do limpador, módulo de injeção e quinta roda

Os fluidos do caminhão devem estar sempre no prazo de validade, pois caso contrário, o desempenho do veículo pode ficar comprometido.

Nos pneus deve-se fazer uma verificação visual em busca de danos. A pressão deve ser medida e ajustada conforme o peso da carga.

Os filtros devem ser substituídos quando estiverem com uma aparência suja.

As palhetas do limpador são essenciais para uma boa visualização da pista no período de chuvas. Por exemplo, elas não podem estar ressecadas ou deformadas.

O módulo de injeção deve ser avaliado em sua totalidade. Caso o caminhão possua um módulo de injeção eletrônica, o software deve ser atualizado conforme as instruções do fabricante.

Na quinta roda deve ser efetuada a limpeza da graxa antiga e fazer a substituição desta. Também se deve assegurar que não existem folgas nos componentes da roda.

Combustíveis de qualidade

Além de uma manutenção correta, é importante que os caminhões utilizem combustíveis de qualidade, não apenas para aperfeiçoar a performance dos veículos, mas também para manter a vida útil.

Garantimos esta necessidade com a nossa galeria de produtos, onde oferecemos óleo diesel, Arla 32, lubrificantes, além de diversos serviços de ponta. Entre em contato e conheça mais.

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