Ao decorrer de uma obra civil, diversos maquinários movidos a óleo diesel são empregados pelos empreiteiros para a realização do trabalho. Em geral, esses equipamentos não possuem permissão para rodar em vias públicas e, em diversas aplicações, tem mobilidade reduzida ou até mesmo são fixos dentro da obra. Por isso, é importante entender de qual forma o abastecimento de óleo diesel dessas máquinas pode ser realizado.
O abastecimento de óleo diesel com entregas realizadas dentro da própria obra pode trazer inúmeros benefícios econômicos, de planejamento e ambientais. Primeiramente, há ganhos de eficiência ao se reduzir deslocamentos e o tempo de abastecimento das máquinas. Além disso, tem-se maior controle do consumo dos veículos e, por consequência, a redução de custos.
Quando feito por empresas especializadas, há a garantia do cumprimento de normas para o abastecimento, o que diminui os riscos ambientais.
Tipos de abastecimentos
As modalidades disponíveis para o abastecimento de maquinários em obras são:
1 Abastecimento Fracionado
Neste tipo de abastecimento, os maquinários da obra são abastecidos diretamente pelo caminhão-tanque do TRR. Para esse serviço em específico, o caminhão com o combustível se locomove até o maquinário da obra e, através de medidor de vazão e de uma bomba, é realizado o abastecimento. É um modelo bastante utilizado em obras de curto período de duração, que não demande grandes volumes de combustível ou que, por questões normativas ou ambientais, não seja possível instalar um tanque estacionário.
2 – Abastecimento com carga fechada em tanque estacionário
Muito comum para obras de maior duração ou com grande consumo de combustível. Nesta modalidade é utilizado um tanque estacionário instalado na obra como Ponto de Abastecimento para os maquinários. O caminhão-tanque faz a entrega de uma carga fechada em compartimentos lacrados, descarregando o produto em um tanque estacionário. Este equipamento, provido de bomba e medidor de vazão, é então utilizado para abastecer as máquinas na obra.
É importante ressaltar que a Combuluz oferece aos clientes a instalação de tanques e bombas de combustível em regime de comodato. Assim, é possível contar com uma assessoria de equipe para garantir o cumprimento das normas técnicas e legislações vigentes.
Apesar de suas diferenças, os dois tipos de abastecimento garantem o suprimento de combustível em obra, cabendo ao engenheiro ou gestor prever o consumo e as características da obra para avaliar qual será a mais adequada para sua necessidade. O fornecedor do combustível também tem importante papel nesta decisão, auxiliando com informações, analisando as necessidades e características do empreendimento e sanando dúvidas para que a escolha correta seja feita.
Realização do abastecimento do óleo diesel
Para que tudo ocorra com segurança e precisão, é necessário que o fornecimento do combustível seja realizado por empresas especializadas. Precisando assim, da autorização dos órgãos reguladores para tais serviços, como as entidades ambientais e a ANP. O segmento TRR é tradicionalmente a escolha certa para realizar o abastecimento em obra.
A atividade TRR
TRR é a sigla para Transportador-Revendedor-Retalhista. Ao contrário de postos de gasolina, as empresas TRR são autorizadas a revender e distribuir óleo diesel em domicílio, assim como Arla 32 e óleos lubrificantes, itens também muito procurados em obras. Com tradição em fornecimento de combustível tanto na modalidade fracionada como em carga fechada, os TRRs possuem veículos especializados e equipe treinada para garantir o abastecimento seguro de seus maquinários.
Com a entrega de óleo diesel em obra realizado pela Combuluz e Grupo Unipetro, o cliente garante eficiência à obra, maior controle do consumo do maquinário, redução de custos e ainda a segurança ambiental ao evitar deslocamentos perigosos e desnecessários. Visite nosso site agora mesmo, solicite um orçamento e veja como é prático obter esse e outros serviços para a sua obra.